Alianza Mais é vencedor do GRI Awards Infrastructure Brazil 2025.
Iniciativa que promove a produção agropecuária sustentável aliada à conservação da biodiversidade do Bioma Pampa, o projeto Alianza Mais conquistou o primeiro lugar do GRI Awards Infrastructure Brazil 2025. Trata-se e uma das principais premiações para reconhecer iniciativas que contribuam com o desenvolvimento sustentável no país e os ganhadores foram conhecidos durante evento realizado em São Paulo, na noite desta quarta-feira (dia 5/11). Vencedor na categoria Biodiversidade, o projeto conta com a parceria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O projeto é uma iniciativa da Associação para Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil)/Alianza del Pastizal) e beneficia uma rede de 406 propriedades rurais já certificadas, compreendendo 278 mil hectares de pastagens nativas (com119 mil hectares efetivamente preservados). No trabalho realizado desde o ano passado, já houve o registro de 244 espécies de aves monitoradas, 15 delas ameaçadas de extinção.
Para o diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto, o prêmio conquistado reforça o compromisso em favor do desenvolvimento sustentável no Bioma Pampa. “É uma demonstração do quanto é possível promover a produção e a conservação de forma integrada e duradoura. Além de um reconhecimento, a premiação amplia nossa responsabilidade diante dos desafios em relação à transição climática”, ponderou. A conquista acontece às vésperas da COP30, que inicia na próxima semana em Belém, capital do Pará, “o que reforça a importância de termos uma atenção com a Amazônia, mas sem esquecer dos demais biomas do Brasil”, acrescentou Busatto.
Transição climática
O projeto prevê investimentos de 7 milhões de euros (algo próximo de R$ 44 milhões pela cotação atual) ao longo até 2028 em favor de produtores, incluindo mulheres e jovens rurais, comprometidos na conservação dos campos nativos do Pampa e, desta maneira, contribuir com os desafios das mudanças climáticas. Deste total, 2 milhões de euros têm origem em aporte do Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM).
Através do cofinanciamento da SAVE Brasil e do BRDE, ao longo do projeto será disponibilizado uma linha de crédito especial, com incentivo à fundo perdido (blended finance) para viabilizar investimentos em modelos de produção inovadores e sustentáveis, que irão ajudar a gerar maior renda para os produtores pecuários do bioma Pampa. Os recursos do FFEM terão a supervisão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
A premiação
No momento da entrega do troféu, Busatto esteve acompanhado do diretor executivo da SAVE Brasil, Pedro Develey, e do diretor-adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit. Iniciativa do GRI Institute, um ecossistema global de tomadores de decisões sobre o setor de i8nfraestrutura, o prêmio reconhece os melhores programas, projetos e iniciativas nos setores de transporte, energia, saneamento básico