
É com profundo pesar que o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) recebe a informação do falecimento do ex-prefeito de Porto Alegre, Guilherme Sociais Vilela, ocorrido na manhã desta quinta-feira (31/7), na capital gaúcha. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Vilela integrou o grupo de economistas responsável pela estruturação do BRDE como instituição financeira de fomento para atuar na Região Sul, quando da sua fundação há 64 anos, tornando-se na oportunidade um dos primeiros colaboradores da instituição.
Pela sua qualificação acadêmica e capacidade de gestão e como representante do Rio Grande do Sul, Vilela assumiu a Diretoria de Planejamento do banco, em 1985. Dois anos antes, ele concluía o mandato na prefeitura de Porto Alegre, que ficou marcado por importantes obras de infraestrutura urbana, como as duas primeiras perimetrais, e espaços públicos, como o Parque da Harmonia, o Parque Marinha do Brasil e o Brique da Redenção.
Natural de Uruguaiana, o ex-diretor do BRDE exerceu também mandatos como deputado estadual e como vereador na capital, além de importantes cargos na gestão pública.
Por fim, a diretoria do banco se solidariza com os familiares, amigos e colegas, reconhecendo a relevante contribuição de Guilherme Sociais Vilela na construção do BRDE, que se tornaria referência no apoio ao desenvolvimento econômico e social do Sul do país.
VOLTAR