Mostra traz reflexão sobre conceito de sustentabilidade

Mostra traz reflexão sobre conceito de sustentabilidade

O Espaço Cultural Governador Celso Ramos recebeu, na última segunda-feira (5/9), público interessado em observar e debater a viabilidade de uma vida que gere menos impacto ambiental, interagindo de forma mais harmônica com a natureza. Os visitantes participaram da estreia da mostra Por uma arquitetura sustentável, da arquiteta e urbanista Maria Lúcia Mendes Gobbi, que segue até 29/09.
A mostra traz obras que fazem releituras de obras arquitetônicas que existem em diversos países com a proposta de otimizar recursos naturais e repensar a escolha das formas e dos materiais utilizados. Além dos quadros, a exposição traz ainda diversas soluções sustentáveis, como tijolos biodegradáveis de adobe – feitos com uma mistura de terra, fibra e água – e um minhocário caseiro, capaz de transformar o lixo orgânico em adubo.
Para a arquiteta Maria Lúcia Mendes Gobbi, conhecer os projetos que já embutem o conceito da sustentabilidade deve levar o visitante à reflexão. “Temos a necessidade de construir uma nova consciência sobre a relação do ser humano com a natureza que resulte em atitudes concretas”, explica. A arquiteta, com pós-graduação em “Sustentabilidade na Educação”, aposta no ensino como instrumento chave para a mudança.
A exposição pode ser visitada gratuitamente entre 9h e 19h, de segunda a sexta-feira, no térreo da Agência do BRDE de Santa Catarina, no Centro de Florianópolis.

VOLTAR