Igreja do Espírito Santo no Vale do Itajaí é restaurada com aporte financeiro do BRDE

Igreja do Espírito Santo no Vale do Itajaí é restaurada com aporte financeiro do BRDE

Considerada como uma das construções mais antigas de Blumenau/Vale do Itajaí e reconhecida por moradores da região como o templo da comunidade, a Igreja do Espírito Santo arranca olhares e suspiros por conta de sua arquitetura diferenciada e exuberante. Inaugurada em 1877, a edificação se tornou um dos patrimônios históricos na cidade. Ao longo de seus 144 anos, apesar de bem preservada, a Igreja nunca passou por um grande reparo de fato.

Visando principalmente conservar a bela estrutura para as demais gerações, a Paróquia Luterana de Blumenau propôs uma inciativa para a restauração da Igreja através da lei de Incentivo à Cultura. Entre alguns objetivos apresentados pela paroquia estão a restauração na cobertura com substituição de telhas, restauração e pintura das esquadrias, entre outras melhorias das condições de acolhimento e de uso em todos os momentos e em todas as atividades que esta edificação possa abrigar.

O projeto contou com o apoio do BRDE nos anos de 2020/21 e que ao todo totaliza cerca de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) repassados. Segundo Rodrigo Dal Molin da Comissão de Restauro O restauro da Igreja do Espírito Santo é resultado de um esforço comunitário, onde o sonho de restaurar a igreja mais antiga do Vale do Itajaí se concretiza, através da união de profissionais, empresas, entidades e pessoas engajadas em sua realização. A participação do BRDE foi de fundamental importância, para alcançarmos o nosso objetivo.”

LEIS DE INCENTIVO

Como agente de desenvolvimento social, econômico e cultural da região onde atua, o BRDE tem como política apoiar, através das leis de incentivos fiscais, diferentes projetos sociais, do esporte, da cultura e da saúde. A inciativa constitui parte de sua política de responsabilidade socioambiental e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aplicando de forma direta recursos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

VOLTAR