Fórum nacional sobre desenvolvimento regional, cooperativismo e mudanças climáticas acontece nesta quarta-feira

Fórum nacional sobre desenvolvimento regional, cooperativismo e mudanças climáticas acontece nesta quarta-feira

Promovido pela ABDE, evento reunirá autoridades, lideranças do setor econômico e representantes do setor produtivo.

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) promoverá nesta quarta-feira (dia 8/10), em Porto Alegre, o Fórum Debate ABDE – Desenvolvimento Regional e Cooperativismo: Desafios e Oportunidades para a Promoção da Transição Sustentável Justa. O evento, que será uma oportunidade para discussões sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas e construção de um futuro mais resiliente, acontecerá das 9h às 18h, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana, no Centro Histórico da capital gaúcha, reunindo representantes do setor público, setor privado, sociedade civil, presidentes de cooperativas de crédito, dirigentes de bancos de desenvolvimento e especialistas em sustentabilidade para debater soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro do país.

O encontro integra uma série de fóruns que a ABDE vem realizando em diferentes regiões do Brasil, com o objetivo de aproximar os debates do Sistema Nacional de Fomento (SNF) das realidades locais, ampliando a participação de diversos atores sociais. Nesta edição, realizada pela ABDE e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o foco recai sobre os desafios enfrentados pelo Sul do país, região recentemente afetada por eventos climáticos extremos, como secas e enchentes. Inscrições podem ser feitas no site da ABDE.

“O Rio Grande do Sul viveu de perto os efeitos das mudanças climáticas, e isso torna este fórum ainda mais relevante. O BRDE tem atuado de forma estratégica no financiamento a projetos que conciliam desenvolvimento econômico e sustentabilidade, ajudando a construir um futuro mais resiliente para a região”, afirma Ranolfo Vieira Júnior, diretor-presidente do BRDE, banco que integra o SNF.

Para Marcelo Barbosa Saintive, diretor da ABDE e diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o fórum reforça a importância da articulação entre instituições financeiras de desenvolvimento, cooperativas de crédito e setor produtivo: “Nosso objetivo é mostrar que desenvolvimento regional, inclusão social e transição sustentável não são agendas isoladas, mas partes de um mesmo caminho. O cooperativismo tem se mostrado uma ferramenta poderosa para fortalecer cadeias produtivas, gerar empregos e viabilizar negócios que transformam realidades locais”.

Entre os destaques da programação, estão debates sobre o papel do cooperativismo nas políticas públicas e no desenvolvimento regional, agricultura sustentável, adaptação climática para cidades e os desafios da construção de cidades resilientes. O evento também marcará o lançamento do estudo “Financiamento de Adaptação Climática para Cidades Sustentáveis”, elaborado pela ABDE em parceria com a Frankfurt School e a Agência Francesa de Desenvolvimento.

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.