Espaço Cultural BRDE em SC recebe Mostra de Design

Espaço Cultural BRDE em SC recebe Mostra de Design

Exposição D’vinties Exhibition traz peças icônicas criadas a partir do século XX

Pela primeira vez em sua história, o Espaço Cultural BRDE Governador Celso Ramos recebe uma mostra de design, com a exposição “D’vinties: design, vintage, retrô e redesign”. A mostra apresenta 45 produtos brasileiros e estrangeiros criados a partir do século XX nas categorias de vintage, retrô ou redesign. A proposta da mostra é identificar o design como produtor de objetos funcionais que podem se transformar em objetos de desejo para o público. Realizada pelo Centro Design Catarina, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC, a exposição abre nessa terça-feira (31/01), às 19h, no Espaço Cultural BRDE.
A curadora da mostra e diretora-presidente do Centro Design Catarina, Roselie de Faria Lemos, selecionou 45 produtos físicos e três em representação gráfica. Dentre os materiais está um exemplar da cadeira Red&Blue, criada pelo holandês Gerrit Rietveld, em 1928. A peça é um misto de objeto utilitário e obra de arte e é uma das criações mais conhecidas do design moderno. Aclamada por sua composição única que une formas puras e cores primárias, a cadeira Red&Blue tem uma construção geométrica, composta por duas placas de compensado e algumas ripas de madeira.
Outros materiais reunidos para a exposição foram produzidos com redesign de produtos antigos aos quais se acrescentaram novas tecnologias e uma estética mais contemporânea, e também produtos novos que usaram o estilo retrô, com formas mais arredondadas encontradas em produtos das décadas de 1930, 1940 e 1950.
De acordo com Roselie de Faria Lemos, a ideia é surpreender o visitante com design de produtos antigos que permanecem contemporâneos. “É uma oportunidade de o público conhecer mais sobre os produtos, relacionando-os com o contexto histórico no qual foram desenvolvidos”, explica Roselie.
Para a administradora do Espaço Cultural BRDE, Paula Borges, a iniciativa de trazer uma mostra de design tem como objetivo ampliar a discussão sobre como o design se transforma em arte. “O bom design une o encantamento com a funcionalidade. Trazer algumas peças icônicas nos ajuda a refletir sobre o papel do design também como manifestação artística”, afirma.

VOLTAR