Entidade de Lajeado revitaliza espaço para atender crianças e adolescentes a partir do apoio do BRDE

Entidade de Lajeado revitaliza espaço para atender crianças e adolescentes a partir do apoio do BRDE

Edital para seleção de novos projetos a serem apoiados pelo banco já está disponível.

Referência no cuidado e formação de jovens e crianças na região do Vale do Taquari, a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN) presta atendimento a cerca de 715 crianças em situação de vulnerabilidade social. A estrutura de acolhimento, localizada no município de Lajeado passou por obras de reforma e ampliação para a realizar as atividades em educação, cultura, cidadania e esportes. As melhorias foram viabilizadas a partir do apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que vem auxiliando a entidade nos últimos dois anos através da lei de incentivos fiscais.

As atividades realizadas no contraturno escolar são executadas em duas frentes: a Educação infantil, atendendo crianças dos 2 aos 5 anos, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos 6 aos 15 anos.  Além de aumentar o conforto e a segurança, a reforma ampliou a capacidade de atendimento da instituição.

Com a reestruturação do espaço físico do Centro Nora Oderich, também foi possível expandir a oferta de atividades, explica a gerente administrativa da SLAN, Sandra Pretto. “Nesses espaços crianças e adolescentes passaram a contar com salas iluminadas, bem equipadas e organizadas, o que favorece o aprendizado, estimula a criatividade e fortalece o vínculo com a instituição”, destacou ela.

Novas oficinas também foram implementadas, como as de informática, reforço pedagógico e formação para o mundo do trabalho, o que amplia as oportunidades de desenvolvimento.  A SLAN foi fundada em 1958 e a instituição segue empenhada em ampliar parcerias com o setor público e privado, reforçando seu compromisso com a proteção, o cuidado e o desenvolvimento social de crianças e adolescentes na região.

Seleção
O edital de 2025 para o processo seletivo de projetos que terão o apoio do BRDE por meio de incentivos fiscais já está disponível. O prazo de inscrições vai até o dia 31 de agosto e as entidades interessadas poderão encaminhar iniciativas já aprovadas para captação nas áreas cultural, social e esportiva voltadas a crianças, adolescentes e idosos. Como parte de sua política de responsabilidade socioambiental adotada há dez anos, a iniciativa do BRDE já soma mais de R$ 40 milhões em repasses.

Para cadastrar projetos, as entidades interessadas devem acessar o Portal de Incentivos. O formulário está disponível exclusivamente na forma digital. Encerrado o prazo de inscrição (dia 31/08/2025), inicia a etapa de seleção. Os projetos selecionados terão os recursos disponibilizados até a última semana de dezembro deste ano.

Texto: Eduarda Dias
Fotos: Divulgação/SLAN

 

 

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.