Encontro debate desafios em financiar projetos para cidades inteligentes e sustentáveis

Encontro debate desafios em financiar projetos para cidades inteligentes e sustentáveis

As carências de capacidade técnica para a preparação e contratação de projetos, incluindo o acesso ao financiamento, estão entre os principais desafios na implementação de iniciativas que transformem nossas cidades em espaços inteligentes e sustentáveis. Essas são algumas percepções que o diretor de Planejamento do Banco regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Leonardo Busatto, compartilhou durante o 3º Encontro Cidades Responsivas, que está ocorrendo  em Porto Alegre. “São projetos com execução de longo prazo e, para tanto, precisam de monitoramento técnico e recursos compatíveis.  Por isso, a importância das parcerias com quem pode oferecer todo esse suporte”, destacou Busatto.

Ele participou de painel, nesta quinta-feira (dia 7/08), que debateu os desafios em acelerar projetos de cidades inteligentes, quando relatou as alternativas com as quais o BRDE vem trabalhando, em especial no apoio aos municípios da região Sul do país. “Além de oportunizar o crédito para diferentes projetos de infraestrutura e de resiliência climática, o banco está avançando na estruturação de parceria público-privadas (PPPs)”, destacou Busatto, mencionando os leilões concluídos na concessão da iluminação pública nos municípios de Santa Maria e Sapiranga, e de outros que a modelagem está sendo realizada.

O diretor discorreu também sobre projetos com impacto socioambiental e climático que o banco vem apoiando através do Fundo Verde. Um dos exemplos é a chamada para selecionar propostas para ampliar a resiliência climática no Rio Grande do Sul com soluções baseadas na natureza. Com previsão de investir R$ 11,8 milhões, a iniciativa tem a parceria da Fundação Boticário, RegeneraRS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e a Fundação Araucária, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI).

O painel contou com a participação da gerente de projetos na Fundação Grupo Boticário, Juliana Ribeiro. O 3º Encontro Cidades Responsivas se encerra nesta sexta-feira (dia 8/08), reunindo no Instituto Caldeira um grupo de especialistas, gestores públicos, lideranças do mercado e a academia para discutir o futuro das cidades de forma colaborativa. aconteceu no Instituto Caldeira e contou com o patrocínio do BRDE.

 

 

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.