
Com foco na atração de novos investimentos em setores estratégicos para o Rio Grande do Sul e ponto alto da participação da comitiva gaúcha na Brazilian Week 2025, o RS Day apresentou os potenciais do Estado para um grupo de empresários internacionais. Organizada pela Agência de Desenvolvimento do RS (Invest RS) e com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a agenda ocorreu nesta terça-feira (dia 13/5), no hotel The Plaza, em Nova York.
Na oportunidade, o governador Eduardo Leite contextualizou o momento vivido pelo RS após a maior tragédia meteorológica da história do país e reforçou que a reconstrução é uma oportunidade para avançar em um novo modelo de desenvolvimento. “Estamos reorganizando o Estado a partir de uma agenda que combina recuperação com resiliência, e que olha para frente com responsabilidade social, compromisso ambiental e viabilidade econômica”, afirmou Leite. Ao longo da agenda, autoridades gaúchas e lideranças empresariais reforçaram as potencialidades em setores estratégicos como projetos de energias renováveis, produção de alimentos, inovação e infraestrutura.
Acompanhando a missão aos Estados Unidos ao longo da semana, o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, avaliou positivamente a agenda proposta no RS Day. “Muitos dos setores apresentados aos investidores internacionais estão alinhados com a própria atuação do banco, com destaque para a geração de energias, a cadeia do agronegócio e a inovação”, destacou. Ranolfo enfatizou, ainda, que o encontro com os investidores internacionais ocorre em momento adequado: “a agenda da reconstrução do nosso Estado é uma agenda de grandes oportunidades”, acrescentou.
O diretor de Planejamento do banco, Leonardo Busatto, igualmente esteve presente nos contatos estabelecidos no RS Day. Já nesta quarta-feira (dia 14/5), o roteiro compreendeu um encontro no Brazil & Economy 2025, agenda organizada pelo banco BTG Pactual, enquanto que na quinta-feira (dia 15/5), último dia da missão, estão programadas visitas na IBM e OpenAI. Busatto ainda participará, no encerramento, de uma atividade do GRI Brazil Summit.
Fotos: Maurício Tonetto/Secom
VOLTAR