BRDE sedia curso presencial sobre PPPs com especialistas do BID

BRDE sedia curso presencial sobre PPPs com especialistas do BID

Com foco na capacitação profissional das equipes que atuam em projetos de PPPs, o curso presencial com a liderança de especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concluirá a primeira turma nesta sexta-feira (dia 18/7). O curso “Parcerias Público-Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil” é realizado em parceria com Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI), BRDE, Banco do Brasil, Caixa Federal e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Equipes dessas instituições financeiras participam das atividades realizadas no auditório do BRDE, em Porto Alegre. O curso tem duração de 12 horas (iniciou na quinta-feira) e compartilha ferramentas de ponta para a gestão de todas as etapas do ciclo de vida de uma PPP. Uma segunda turma estará reunida já na próxima semana, entre os dias 22 e 23.

O diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto, participou da abertura do curso presencial e salientou a importância da qualificação das equipes que atuam na modelagem de PPPs e concessões. “Compartilhar as boas práticas na execução desses projetos amplia a segurança para o parceiro privado e, em especial, na entrega de um de qualidade. O BRDE está com uma demanda forte de prefeituras do Sul do país para PPPs, em especial em iluminação pública e o curso qualifica nossa capacidade de liderar o processo”, destacou Busatto.

O BID destacou dos profissionais com larga experiência na modelagem de PPPs e outras concessões para atuarem como facilitadores do curso presencial. Os conteúdos são repassados por Marcos Siqueira (especialista líder em PPP do BID, responsável pela área de apoio a preparação de projetos do Banco, com mais de 15 anos de experiência prática em negociação e gestão de contratos de PPP) e José Yitani (especialista sênior, responsável pela liderança do programa gestão do conhecimento e desenvolvimento de competências em PPPs do INDES-BID).

Iluminação
Depois de concluir no ano passado os leilões de PPPs da iluminação pública de Santa Maria e Sapiranga, que representam investimentos na ordem de R$ 346 milhões, o banco já trabalha na modelagem do projeto de concessão de diferentes municípios dos três estados do Sul.

O modelo de PPP que o BRDE trabalha compreende um diagnóstico completo da infraestrutura atual e das necessidades de ampliação do serviço; a viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica; os indicadores de desempenho; e o mecanismo de remuneração de quem assumir a concessão. Nos novos modelos, todo o sistema passa a ter telegestão em 100% dos pontos de iluminação, o que garante maior agilidade na sua manutenção.

 

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.