BRDE reforça na COP30 papel de equilíbrio no apoio ao agronegócio e a proteção ambiental

BRDE reforça na COP30 papel de equilíbrio no apoio ao agronegócio e a proteção ambiental

Presente na Conferência da ONU, diretor do banco renova compromisso em monitorar financiamentos para evitar desmatamento ilegal.

Com mais da metade de suas operações voltadas ao apoio do agronegócio, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vem evoluindo na sua política de incorporar regras que impeçam o financiamento que ofereçam risco ambiental. Garantia nesse sentido é do diretor de Planejamento do banco, Leonardo Busatto, ao participar na COP30, em Belém do Pará, de um painel que tratou do uso do MapBiomas como mecanismo de controle para impedir o financiamento de atividades ligadas ao desmatamento ilegal. “Considerando a característica econômica dos três estados do sul do Brasil, atuamos como fator de equilíbrio entre a produção rural e preservação da nossa biodiversidade”, pontou o diretor.

Busatto ressaltou que as relações com os diferentes parceiros multilaterais ajuda a manter a política de responsabilidade socioambiental que o banco adota atualizada. “São exigências que observamos em todas as etapas que envolvem o crédito rural, desde a análise inicial como no monitoramento ao longo do tempo. Isso vale para os financiamentos diretos, mas igualmente buscamos replicar através das cooperativas de crédito com as quais atuamos em parceria”, frisou.

Assim como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o BRDE utiliza os dados do MapBiomas, uma plataforma que usa imagens de satélite para monitorar o uso da terra e o desmatamento.  Durante o debate, Busatto relatou o trabalho que é desenvolvido pela preservação do Bioma Pampa, no Rio Grande do Sul, e que busca aliar a produção agropecuária com a preservação dos campos nativos. “É um bioma com característica única, onde toda a cobertura vegetal é rasteira”, mencionou.

O painel foi realizado na Green Zone, nesta quinta-feira) dia 13/11) e contou as participações do coordenador-geral do MapBiomas, Tasso Azevedo; do chefe do departamento de Clientes e Relacionamento Institucional do BNDES, Tiago Peroba, e o gerente nacional de Suporte Especializado em Agronegócios do Sicoob, Gustavo Soares.

Financiamento climático

Fechando sua participação na Conferência, o diretor do BRDE integrou na manhã desta sexta-feira (dia 14/11) um painel ao lado de autoridades de países africanos que igualmente sofrem com os efeitos das mudanças climáticas. No encontro, as lideranças discutiram os mecanismos necessários para que cidades e regiões tenham êxito na busca por financiamento que ampliem a resiliência local.

Conforme Busatto, o encontro abordou a necessidade de capacitar os bancos nacionais e subnacionais de desenvolvimento a terem um sistema estruturado que disponibilize as informações e facilite o acesso ao crédito. Entre as presenças no painel estavam o Campeão de Alto Nível da COP30, Dan Ioschpe; o vice-presidente da Comissão Presidencial do Clima da África do Sul, Crispian Olver, o ministro das Terras, Propriedade Estatal e Reforma Agrária de Mauritânia, Mamoudou Mamadou Niang; a ministra do Meio Ambiente, Recursos Florestais, Proteção Costeira e Mudanças Climáticas do Togo, Komla Dodzi Kokoroko, e diretor-geral do Fundo Nacional para o Meio Ambiente e o Clima de Benin, Démangnon Appolinaire.

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.