
Chegou a vez do BRDE receber a exposição “Águas do Miringuava: sustentabilidade nascente”, a mostra traz um pouco da história da bacia do rio Miringuava e de quem vive e cuida da região. Ela celebra a força da natureza e o empreendedorismo sustentável. É uma das iniciativas dentro do Movimento Viva Água Miringuava, do qual o BRDE faz desde seu início em 2019, para promover ações sustentáveis voltadas à segurança hídrica e ao desenvolvimento local.
A exposição convida o público a mergulhar no universo do projeto, revelando como o cuidado com a terra e com a água transforma comunidades, fortalece vocações locais e constrói um futuro mais resiliente. O território abriga diversos pontos turísticos sustentáveis, denominados Destinos Miringuava, que valorizam a cultura local, o ecoturismo e a conexão com a natureza. Conheça esse circuito e viva experiências que contribuem com a natureza e com a comunidade.
Por meio de imagens, histórias e iniciativas, será possível conhecer um território onde a natureza se encontra com o trabalho dedicado de produtores, empreendedores e agricultores locais, que há gerações cuidam da água e da terra. A exposição destaca a importância do rio para o cotidiano de milhares de pessoas.
A marca Guaviva valoriza agricultores da região que combinam o empreendedorismo às práticas sustentáveis de cuidado com água e o clima, e fomentam o comércio consciente na região da bacia.
Essa valorização se estende à feira mensal de hortifruti realizada no BRDE, que representa produtores locais comprometidos com a produção sustentável de hortaliças e frutas. Além de oferecer alimentos de qualidade a preços acessíveis, a iniciativa estimula o consumo consciente e fortalece a agricultura sustentável na região metropolitana de Curitiba.
Outro destaque da exposição é a futura barragem do Rio Miringuava, um marco na infraestrutura hídrica que beneficiará mais de 650 mil pessoas com segurança no abastecimento de água. Além disso, a exposição apresenta o Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), desenvolvido pela Invest Paraná, que atua com produtores da bioeconomia paranaense por meio de capacitações profissionais, oficinas, estudos ligados a cadeias de valor e à produção sustentável, com o objetivo de apoiar o crescimento desses pequenos produtores
A água, como fio condutor, une iniciativas que promovem qualidade de vida, desenvolvimento econômico e proteção ambiental. Ao visitar a exposição “Águas do Miringuava: sustentabilidade nascente”, os colaboradores do BRDE poderão conhecer de perto essas histórias inspiradoras e os projetos que estão transformando o território do Miringuava por meio de práticas sustentáveis.
VOLTAR