
Cidade CSC 2025 será palco de soluções inovadoras para os desafios das cidades brasileiras.
A trajetória do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) na modelagem e leilões de parcerias público-privadas (PPPs) estará presente no Cidade CSC 2025, que inicia nesta terça-feira (dia 23/9, na capital paulista. Considerado o maior evento de cidades inteligentes da América Latina, o encontro tem por objetivo compartilhar soluções inovadoras e debater o futuro do desenvolvimento urbano com mais sustentabilidade e inclusão. Além de participar de dois painéis da programação, o BRDE é um dos patrocinadores do Cidade CSC 2025 e terá estande próprio no Expo Center Norte, para onde são aguardados mais de oito mil visitantes.
Com o tema “Parcerias com impacto: como alinhar projetos de PPPs aos interesses da cidade e do cidadão”, o painel marcado para quarta-feira (dia 24/9), a partir das 14 horas, terá a participação do gerente-adjunto de Planejamento -Parcerias do BRDE, Matheus Camboim. O debate no Palco 16 do Pavilhão Vermelho abordará a importância em garantir que os projetos vinculados aos serviços essenciais gerem impacto social e estejam alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da cidade.
Leilões
Já na quinta-feira (dia 25/9), nos mesmos local e horário, será a vez do chefe do Departamento de Parcerias e Inovação do banco, Marcelo do Canto, integrar o time de painelistas convidados para discutir as experiências bem-sucedidas de municípios que concluíram os leilões de PPPs na Bolsa de Valores B3. É o caso dos municípios de Santa Maria e Sapiranga, cujos projetos para modernização do sistema de iluminação pública nas duas cidades tiveram a modelagem liderada pelo BRDE. A conclusão dos leilões representa investimentos na ordem de R$ 346 milhões.
Atualmente, o banco trabalha na modelagem de futuras PPPs de iluminação pública já com o conceito de cidades inteligentes. Além de uma completa modernização do sistema para assegurar maior eficiência e bem-estar à população local, os projetos para as prefeituras de Alvorada e Tramandaí deverão incluir uma série de soluções de transformação digital, como videomonitoramento, sistema de gestão da mobilidade urbana, sensores de monitoramento ambiental e alertas para riscos climáticos, semáforos inteligentes, bem como fibra ótica conectando prédios públicos e pontos de acesso Wi-Fi gratuito.
Cidade CSC 2025 contará com mais de quinhentos palestrantes distribuídos em mais de 25 palcos simultâneos. O encontro reunirá em um mesmo espaço quatro grandes eventos para debater o futuro das cidades: Connected Smart Cities, Air Connected, Parque da Mobilidade Urbana e CSC GovTech.
VOLTAR