BRDE levará experiência na modelagem de PPPs para evento em São Paulo

BRDE levará experiência na modelagem de PPPs para evento em São Paulo

Cidade CSC 2025 será palco de soluções inovadoras para os desafios das cidades brasileiras.

A trajetória do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) na modelagem e leilões de parcerias público-privadas (PPPs) estará presente no Cidade CSC 2025, que inicia nesta terça-feira (dia 23/9, na capital paulista. Considerado o maior evento de cidades inteligentes da América Latina, o encontro tem por objetivo compartilhar soluções inovadoras e debater o futuro do desenvolvimento urbano com mais sustentabilidade e inclusão. Além de participar de dois painéis da programação, o BRDE é um dos patrocinadores do Cidade CSC 2025 e terá estande próprio no Expo Center Norte, para onde são aguardados mais de oito mil visitantes.

Com o tema “Parcerias com impacto: como alinhar projetos de PPPs aos interesses da cidade e do cidadão”, o painel marcado para quarta-feira (dia 24/9), a partir das 14 horas, terá a participação do gerente-adjunto de Planejamento -Parcerias do BRDE, Matheus Camboim. O debate no Palco 16 do Pavilhão Vermelho abordará a importância em garantir que os projetos vinculados aos serviços essenciais gerem impacto social e estejam alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da cidade.

Leilões
Já na quinta-feira (dia 25/9), nos mesmos local e horário, será a vez do chefe do Departamento de Parcerias e Inovação do banco, Marcelo do Canto, integrar o time de painelistas convidados para discutir as experiências bem-sucedidas de municípios que concluíram os leilões de PPPs na Bolsa de Valores B3.  É o caso dos municípios de Santa Maria e Sapiranga, cujos projetos para modernização do sistema de iluminação pública nas duas cidades tiveram a modelagem liderada pelo BRDE. A conclusão dos leilões representa investimentos na ordem de R$ 346 milhões.

Atualmente, o banco trabalha na modelagem de futuras PPPs de iluminação pública já com o conceito de cidades inteligentes. Além de uma completa modernização do sistema para assegurar maior eficiência e bem-estar à população local, os projetos para as prefeituras de Alvorada e Tramandaí deverão incluir uma série de soluções de transformação digital, como videomonitoramento, sistema de gestão da mobilidade urbana, sensores de monitoramento ambiental e alertas para riscos climáticos, semáforos inteligentes, bem como fibra ótica conectando prédios públicos e pontos de acesso Wi-Fi gratuito.

Cidade CSC 2025 contará com mais de quinhentos palestrantes distribuídos em mais de 25 palcos simultâneos. O encontro reunirá em um mesmo espaço quatro grandes eventos para debater o futuro das cidades: Connected Smart Cities, Air Connected, Parque da Mobilidade Urbana e CSC GovTech.

 

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.