BRDE firma parceria para apoiar municípios em adaptação climática com foco em soluções baseadas na natureza

BRDE firma parceria para apoiar municípios em adaptação climática com foco em soluções baseadas na natureza

Celebrada na COP 30, iniciativa é resultado do Roadmap Climático e integra as estratégias do Plano Rio Grande e do Proclima2050.

O governo do Estado firmou, nesta quarta-feira (dia 12/11), um protocolo de intenções com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para fortalecer a capacidade dos municípios gaúchos de planejar e executar projetos de adaptação climática e resiliência urbana. O protocolo foi assinado em Belém (PA), dentro da programação da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A assinatura contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e do diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto.

A iniciativa, conduzida pela Assessoria do Clima da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), é resultado do Roadmap Climático, uma das estratégias do Proclima2050, que mapeou vulnerabilidades, demandas e prioridades climáticas dos municípios gaúchos.

“Essa parceria com o BRDE é fundamental para que os municípios possam estruturar bons projetos de adaptação climática. Não se trata apenas de viabilizar recursos, mas de oferecer suporte técnico qualificado – com o banco e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura atuando juntos para orientar, capacitar e apoiar as prefeituras na elaboração de planos consistentes, capazes de preparar o Estado para enfrentar e superar os desafios impostos pelas mudanças do clima”, afirmou o governador.

Atuação do BRDE

Com a parceria, o BRDE atuará na estruturação financeira e na identificação de fontes de financiamento, inclusive internacionais, garantindo que os municípios tenham condições efetivas de executar obras e ações de resiliência. Na primeira etapa, irá contemplar cinco projetos-piloto. A ação será potencializada pela cooperação técnica entre o banco e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

“O BRDE tem atuado como ponte entre o financiamento internacional e as necessidades reais dos municípios. Essa cooperação com a Sema e com a AFD permite transformar diagnósticos e planos em projetos executáveis, especialmente nas áreas de adaptação climática e soluções baseadas na natureza. Nosso papel é garantir que os recursos cheguem na ponta, para que a reconstrução e a resiliência se tornem realidade nas comunidades gaúchas”, destacou Busatto.

Um dos eixos centrais será o desenvolvimento de programas de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), como recomposição de vegetação, restauração de margens de rios, drenagem sustentável e infraestrutura verde para reduzir riscos de enchentes e deslizamentos, especialmente em cidades atingidas pelas cheias de 2024.

Construção de políticas públicas de proteção ambiental

A secretária do Meio Ambiente ressaltou que o protocolo nasceu da escuta ativa com os municípios. “Ao apoiar projetos de adaptação e de Soluções Baseadas na Natureza, estamos fortalecendo respostas que unem proteção ambiental, segurança territorial e qualidade de vida. Significa restaurar margens de rios, ampliar drenagem natural, recuperar áreas verdes e planejar o crescimento urbano com resiliência. É assim que transformamos o aprendizado das enchentes em política pública permanente”, pontuou Marjorie.

O projeto integra o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite, criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

  • Com informações da Ascom SEMA
  • Foto: Igor de Almeida/Ascom Sema
VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.