
Presidente Ranolfo Vieira Júnior destacou o papel do banco na viabilização de investimentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável e competitivo dos municípios.
Com a modelagem de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões se consolidando como um dos novos braços de atuação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o diretor-presidente Ranolfo Vieira Júnior detalhou o trabalho que o banco bem realizando na viabilização de investimentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável e competitivo. A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (28) durante o Fórum de Competitividade, em Caxias do Sul. Encontro que reuniu lideranças políticas, empresariais e especialistas para discutir caminhos que impulsionem a competitividade e o desenvolvimento econômico da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul.
Ranolfo foi painelista no debate “Competitividade, Desenvolvimento e PPPs”, ao lado dos empresários Clovis Tramontina e Daniel Randon, com mediação de Eduardo Fernandez, embaixador do Centro de Liderança Pública (CLP) no Rio Grande do Sul. Durante sua participação, o presidente do BRDE destacou a atuação do banco na estruturação de projetos de infraestrutura por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões. “O BRDE se coloca como agente confiável, oferecendo segurança e soluções técnicas para viabilizar investimentos transformadores”, afirmou.
Transformação digital
O presidente também apresentou o trabalho do Escritório de Projetos do BRDE, responsável por apoiar municípios na estruturação de iniciativas em áreas como iluminação pública, saneamento, mobilidade urbana, saúde, educação e cidades inteligentes. Entre os exemplos recentes, Ranolfo destacou os projetos de iluminação pública em Santa Maria (R$ 219 milhões) e Sapiranga (R$ 127 milhões), estruturados com apoio do BRDE e leiloados na B3, em São Paulo, em 2024. Ambos trazem benefícios como modernização do parque de iluminação, redução de custos e emissões de CO2, além de aumento da segurança urbana.
Atualmente, o banco está na etapa de modelagem para os municípios de Alvorada e Tramandaí, com um novo modelo que deve incluir ainda uma série de soluções de transformação digital, como videomonitoramento, sistema de gestão da mobilidade urbana, sensores de monitoramento ambiental e alertas para riscos climáticos, semáforos inteligentes, bem como fibra ótica conectando prédios públicos e pontos de acesso Wi-Fi gratuitos. Segundo o presidente, iniciativas desse tipo ampliam a competitividade regional, trazendo inovação tecnológica e promovendo maior eficiência na gestão dos serviços públicos.
O Fórum também contou com a participação do governador do Estado, Eduardo Leite, dos prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e de Garibaldi, Sergio Chesin, além dos secretários de Estado Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico) e Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha).
Textos e Fotos: Juliana Roll/BRDE
VOLTAR