
Com o objetivo de ampliar as parcerias com o setor público, em especial no apoio a projetos de cidades inteligentes e de inovação, o diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Leonardo Busatto, manteve uma série de encontros com autoridades e empresários em Carazinho e Passo Fundo. Além das linhas de financiamento disponíveis para execução de obras, o diretor apresentou aos dois municípios, que lideram os indicadores econômicos na região do Planalto Médio gaúcho, a possibilidade de o banco atuar na estruturação de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões.
No roteiro concluído nesta quinta-feira (dia 9/07), Busatto esteve reunido com prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, que estava acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adolfo de Freitas. Na oportunidade, foram abordados os projetos estratégicos ao desenvolvimento da cidade.
Uma das iniciativas em destaque está a mobilização do setor público e empresários para tornar Passo Fundo em referência em termos de inovação. Isso ficou evidente na visita que o diretor do BRDE realizou ao HUB Aliança, um centro de inovação que reúne empresas da região e inspirado em outros ecossistemas já consolidados no Rio Grande do Sul, explicou a diretora Márcia Capellari.
O roteiro pela cidade incluiu uma visita institucional à Atitus Educação. Conforme explicou o presidente, Eduardo Capellari, a instituição de ensino superior que vem despontando como referência em ensino, inovação e interação com variados ecossistemas.
No dia anterior, Busatto foi recebido em audiência pelo prefeito de Carazinho, Joã Pedro de Albuquerque. Focada nas possibilidades de parceria da prefeitura com o BRDE, a reunião contou também com as participações dos secretários municipais Rafael Jacques (Desenvolvimento Econômico) e Munira Awad (Planejamento), além da presidente da Eletrocar, Jéssica Previatti. Responsável pela distribuição de energia para Carazinho e mais seis cidades vizinhas, a Eletrocar é uma empresa de capital fechado e controlada pelo município, com um total de cerca de 40 mil consumidores.
Também em Carazinho, Busatto foi recebido para uma visita na empresa BBS Hidráulicos. A indústria produz cilindros hidráulicos e outros componentes fornecidos para grandes montadoras de máquinas agrícolas e veículos pesados, cujos últimos projetos de inovação foram financiados pelo BRDE.
VOLTAR