Bancos abordam desafios para viabilizar financiamento a projetos de sustentabilidade nos municípios

Bancos abordam desafios para viabilizar financiamento a projetos de sustentabilidade nos municípios

Os caminhos para viabilizar financiamento e assistência técnica a projetos de sustentabilidade com impacto local estivem em debate na COP30, em Belém do Pará, com foco em atender pequenos e médios municípios.  Organizado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o painel reuniu representantes de instituições financeiras do Brasil, entre elas o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Conforme o diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto, é importante que ocorra uma interlocução entre os diferentes níveis de governo e os bancos multilaterais. “É preciso uma estrutura que facilite a vinda desse recurso externo para financiar investimentos em resiliência urbana e na transição climática”, salientou. Busatto relatou a experiência do banco no financiamento de prefeituras em toda a região Sul auxiliando desde a elaboração dos projetos e as questões que enviem operações em moeda estrangeira..

O painel “Financiamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: A Agenda 2030 em Nível Regional” aconteceu na tarde de quarta-feira (dia 12/11) e contou com as participações do executivo de Negócios e Finanças Sustentáveis do Banco do Brasil, Henrique Leite de Vasconcellos; do diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, José Aldemir Freire, e do CEO da Proparc (subsidiária do Grupo AFD), Jean-Batiste Sabatié.  O moderador do painel ficou com o ex-presidente da Desenvolve SP, Sérgio Gusmão Suchodolski.

Vale Europeu

Já nesta quinta-feira (dia 13/11), Busatto participou do lançamento do edital para a contratação de uma empresa especializada no fornecimento de dados em tempo real sobre descargas atmosféricas em Porto Alegre. O ato foi liderado pelo prefeito da capital Sebastião Melo, e contou ainda com a participação do coordenador da Defesa Civil do RS, coronel Luciano Chaves Boeira.

Na oportunidade, o diretor do BRDE abordou o projeto que o banco está apoiando na região do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A iniciativa contempla 17 municípios do chamado Vale Europeu para o desenvolvimento de um plano de cooperação regional de ação climática.

 

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.