Chapecó sedia maior feira da indústria da carne

Chapecó sedia maior feira da indústria da carne

Com mais de 650 marcas expositoras, iniciou ontem (13/09) a Mercoagro, maior feira da américa latina para a indústria de processamento da carne.
A expectativa é que a feira, que tem o patrocínio do BRDE, receba um público de 15 mil pessoas entre 13 e 16 de setembro. Durante a abertura oficial, que reuniu autoridades, empresários, expositores e visitantes, o presidente da FIESC, Glauco José Corte, destacou a importância do segmento para a indústria catarinense. Segundo ele, 21% da indústria de transformação em SC está vinculada à agroindústria. O setor é responsável por 22% dos trabalhadores da indústria catarinense e por 7% da indústria de transformação do País. Por isso, a entidade espera que o novo governo seja ágil na tomada de decisões, especialmente no que tange ao ajuste fiscal. “Esperamos que o novo governo não se sustente mandando a conta de sua ineficiência para a sociedade. O Grande Oeste precisa que nossos governantes tenham um olhar diferenciado pra região”. Ele destacou a necessidade de investimentos em ferrovias e melhorias no aeroporto para restabelecer competitividade das empresas da região.
O vice-presidente do agronegócio da Facisc Vicenzo Mastrogiacomo,por sua vez, destacou que a região oeste é responsável por 28% do PIB do estado e que a Mercoagro é uma oportunidade de mostrar ao mundo a vocação agroindustrial do oeste e de introduzir a inovação.
Para o presidente da ACIC, entidade organizadora da Feira, Josias Mascarello, a feira é uma oportunidade de difusão tecnológica, reunindo os principais atores desse segmento tão complexo. “O volume de negócios que estamos esperando mostra a sinergia dos entes públicos e privados em prol do segmento”, afirmou. As projeções são de geração de negócios de US$ 160 milhões.
O representante do Ministério da Agricultura – MAPA, Sérgio De Marco, destacou o papel do agronegócio na contramão da crise, com 48% das exportações brasileiras. “A meta do ministério é que o Brasil atinja 10% do mercado mundial em 5 anos. Hoje já somos o maior saldo comercial agroindustrial do mundo”, afirmou.
Hoje, o BRDE aproveita a Mercoagro para homenagear seis importantes parceiros e assinar quatro contratos com cooperativas, no valor de R$ 72,3 milhões. O evento acontece às 18h, no estande conjunto do BRDE com a ACIC.

VOLTAR