BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

BRDE Labs lança terceira edição com tema ESG e masterclass sobre o consumo de marcas transparentes e responsáveis

Data13/06/22
|CategoriaNotícias

Após a live foi aberto edital para inscrição de startups que queiram participar do programa

O BRDE Labs, programa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação na Região Sul, começou sua terceira edição a partir segunda-feira (dia 13), com o tema ESG – Environmental, social, and corporate governance (traduzido como ambiental, social e governança).

A abertura do BRDE Labs, que tem várias etapas até dezembro, foi transmitida pela live no canal do Youtube do BRDE, com masterclass sobre  Tendências e Inovação – Tudo sobre o consumo de marcas transparentes e responsáveis, com o fundador da CoolHow e professor da Hotmilk Academy e da PUC Minas e Uni-BH, Tiago Belotte. Logo após a live, foras abertas as inscrições para as startups que aceitem os desafios propostos pelas nove empresas âncoras, já selecionadas por meio do site https://www.brdelabs.com.br/pr/. Pela primeira vez, o BRDE também vai ser uma instituição âncora e abre suas inscrições, respeitando os trâmites legais, a partir do dia 15, na quarta-feira pelo mesmo link.

O presidente do BRDE Wilson Bley Lipski  disse que o BRDE Labs faz um movimento baseado em que “a necessidade das ideias se conectam com as startups, motivando a sociedade,  trazendo novos conceitos e adotando inovação em nossas práticas diárias”. Sobre a participação do BRDE agora também como âncora, Bley ressalta todo o aparato para tornar o processo transparente. “Como ente de direito público, o BRDE obedece a lei de licitação, e dessa forma abre o edital BRDE Labs para as startups e a normatiza a possibilidade da contratação na fase final, quando selecionada. Esse é um modelo de inovação que queremos repassar a todos os órgãos públicos”, concluiu.

Parceiros – A aceleradora Hotmilk da PUCPR é parceira do BRDE nesse programa de inovação. Nas edições de 2020 e 2021, 515 startups de todo o Brasil se inscreveram para participar do programa, que teve como temas Agronegócio e Indústria. E esse ano, ESG, com desafios que trabalham objetivos sociais e ambientais, além de maximizar lucros de uma corporação. O reitor da PUC-PR, Irmão Rogério Mateucci, falou sobre a importância de renovar a parceria com o BRDE e “ter um programa com instituições que articulam equipes capacitadas, para aplicar processos de inovação voltados à sociedade, promover crescimento para geração de soluções, criar plataforma e processos construídos para soluções rápidas e co-criar projetos inovadores, com players de inovação”. 

O superintendente de Inovação do Governo do Estado do Paraná, André Telles falou sobre o conceito de inovação. “A partir do momento que você cria um novo produto, processo ou serviço ou melhora algo que já existe, agregando valor para determinado público, isso é inovação”.  E a CEO da Amcham, Deborah Stern Vieitas, lembrou que a entidade tem quatro mil empresas associadas, nos estados do Sul e banco de dados de inovação com mais de três mil startups. “No Paraná, o BRDE é nosso parceiro estratégico, desenvolvendo ações juntos em prol da competitividade da região”, concluiu.

As nove empresas paranaenses selecionadas esse ano são: Bree, Brose, Frísia, Frivatti, Intecso, Marel S/A, Santa Maria, Tuicial e Agrária. Cada uma delas tem sua lista de desafios.

 

Masterclass – Tiago Belotte trouxe uma série de reflexões sobre o cenários de inovação e suas possibilidades. “É importante ter sempre o olhar no presente, aberto, pois os sinais do futuro sempre estão aparecendo”, enfatizou. Ele disse que o tema ESG serve como “uma lente para enxergar as mudanças urgentes das  empresas, da sociedade e do planeta”.

Belotte ainda discutiu uma pesquisa de 2021 sobre valores e propósitos como pilares das decisões de consumo desse século, além de novas direções que profissionais buscam para sua carreira, como melhores salários, aprendizado novo e melhora da qualidade de vida. A masterclass pode ser vista na íntegra pelo canal oficial do Youtube do BRDE https://www.youtube.com/watch?v=MgIvlRSeFbE.


Logo BRDE