BRDE empossa Conselho Fiscal

BRDE empossa Conselho Fiscal

A diretoria executiva do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), deu posse nesta terça-feira, 4, ao conselheiro Ricardo Ferreira, que assume uma cadeira no Conselho Fiscal da instituição como representante do Estado de Santa Catarina. O ato aconteceu de forma híbrida, na sede agência de Santa Catarina, em Florianópolis.

Para a diretoria, o BRDE atravessa um momento importante de crescimento e a implantação do Conselho Fiscal é um marco na história dos 61 anos da instituição, que terá ainda mais segurança em seus processos e lisura nas operações.

“Chamamos o BRDE de uma grande família. Temos paixão enorme pelo que fazemos e isso se traduz nos resultados, prova disso são os recordes em números positivos de operações. A instituição do Conselho Fiscal é um momento importante para o Banco e desejamos boas-vindas a todos que o integram”, enalteceu o presidente Wilson Bley Lipski.

O processo de instalação do Conselho Fiscal aprimora a estrutura de governança corporativa do banco, e cumpre exigências na Lei 13.303 que se refere às Estatais. Compete ao Conselho Fiscal, além das atribuições estabelecidas em Lei, acompanhar o desempenho econômico-financeiro do Banco; acompanhar os atos de gestão da Diretoria e Conselho de Administração e avaliar a gestão do banco quanto a desvios de conduta dos gestores.

Bacharel em direito, o recém empossado é colaborador efetivo do Estado no Sistema Prisional catarinense. “Me sinto um privilegiado no dia de hoje por ocupar uma função tão importante em uma instituição respeitada como o BRDE. Não medirei esforços para cumprir com minhas responsabilidades, fazer um bom trabalho e contribuir para o desenvolvimento do nosso estado. Contem comigo”, afirmou.

“Tudo o que fazemos no BRDE é em prol dos três estados. Os resultados obtidos no pós-pandemia, tem a ver com o exercício de políticas públicas do Estado, o que resultou na reconstrução, garantia e manutenção de milhares de empregos. Com a implantação do Conselho Fiscal, reafirmaremos nossa posição de uma das instituições mais respeitadas do Brasil”, afirmou o vice-presidente e diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, Marcelo Haendchen Dutra.

Para o diretor financeiro, Eduardo Pinho Moreira, os indicadores positivos da instituição, sobretudo o reconhecimento de menor índice de inadimplência, se devem a um corpo técnico extremamente dedicado e responsável, que agora, conta com um Conselho Fiscal em suas operações.

“Não estamos apenas cumprindo exigências. O Conselho Fiscal vem para auxiliar-nos na tomada de decisões. Somos uma instituição séria e respeitada no Brasil, não tenho dúvidas que a partir de agora, teremos ainda mais posição de destaque”, assegurou.

Conselho Fiscal do BRDE

O Conselho Fiscal será ocupado por colaboradores efetivos com representação nos Estados em que está inserido. Já tomaram posse no Conselho Fiscal o representante do Paraná, Sr. Cícero Eich, do Rio Grande do Sul, Sr. Eduardo Lacher, e a Sra. Maria Betânia Braun.

De forma híbrida, participaram também do ato, o diretor Administrativo, Luiz Carlos Borges da Silveira, o diretor de Planejamento e Operações, Otomar Vivian e de forma presencial, o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Edemir Alexandre Camargo Neto, o superintendente da Agência Florianópolis, Marcone Souza Melo e assessores da instituição.

VOLTAR