BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

BRDE assina protocolo de intenções com ACATS e Engie Solar para financiar geração solar

Data03/03/17
|CategoriaNotícias

O BRDE assinou ontem (2/3), um protocolo de intenções com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e a Engie Solar em evento de lançamento do projeto Supermercados Solares. Por meio do acordo, o Banco formaliza a intenção de firmar um convênio com as duas organizações para financiar a compra de equipamentos e sistemas para a instalação de geradores fotovoltaicos nos supermercados catarinenses.
O projeto visa a redução de custos operacionais dos supermercadistas, já que a energia elétrica representa o segundo maior gasto do setor. Além disso, mostra a preocupação com a sustentabilidade, já que a energia solar é renovável. A agência do BRDE em Santa Catarina tem tradição no crédito de longo prazo ao setor, mas os projetos financiados, em sua maioria, eram para a implantação de novas lojas. O superintendente da agência catarinense do BRDE, Nelson Ronnie dos Santos, explica que, com a formalização do convênio, os supermercadistas terão acesso a condições especiais de tramitação dos projetos, com mais agilidade. “Além disso, dependendo do porte da empresa, poderão financiar 100% do projeto, com até 20 anos para pagar”, informa.
As linhas de financiamento são repasses do BNDES, como Finame e BNDES Automático e o percentual do projeto que poderá ser financiado vai depender do faturamento da empresa ou grupo empresarial. “Pequenas e médias empresas, que faturam até R$ 300 milhões no ano – contam com condições mais vantajosas na nova política de desenvolvimento do BNDES”, explica Ronnie.
O diretor de Operações da Engie Solar Rodrigo Kimura explica que um dos objetivos da parceria é a viabilização da aquisição e instalação dos painéis de forma coletiva. “Teremos descontos progressivos, que podem chegar a 20% conforme a adesão dos supermercadistas”, explica.
O  presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, destaca que os supermercadistas estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e com a eficiência operacional das lojas. O projeto Supermercados Solares vai contribuir com o aumento da rentabilidade e complementa um projeto de Eficiência Energética da entidade.
Para Eduardo Sattamini, presidente Engie Brasil, a ACATS é a primeira associação a pensar de forma coordenada para resolver o problema de energia. “Com certeza é um modelo que poderá ser replicado em outras entidades por todo o Brasil”, afirma.
O CEO da Engie Solar Rodolfo Sousa Pinto, avalia que a energia solar é uma solução muito atrativa para os supermercados.”São empresas que sofrem cada vez mais com os altos custos da eletricidade e que, ao mesmo tempo, possuem áreas muito boas para a instalação de painéis fotovoltaicos”, explica. “A questão da sustentabilidade também é muito importante para os supermercados, que vêm na possibilidade de gerar a própria energia renovável e limpa uma forma de mostrar preocupação com o meio ambiente”, destaca.
O evento de lançamento do projeto Supermercados Solares aconteceu na sede da Engie Brasil, em Florianópolis, em reuniu mais 90 pessoas no auditório da empresa. O protocolo de intenções foi assinado pelo Superintendente da agência do BRDE em SC, Nelson Ronnie dos Santos, pelo CEO da Engie Solar Rodolfo Sousa Pinto e pelo presidente da Engie Brasil, Eduardo Sattamini e pelo presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes.
O BRDE foi representado no evento também pelo gerente de operações Marcone Souza Melo, pela gerente adjunta de operações conveniadas, Silvia Monteiro, e pelo gerente de planejamento Felipe Castro do Couto.


Logo BRDE