Fórum Empresarial Ponta Grossa

Na próxima quinta-feira (17), às 19 horas, ocorrerá em Ponta Grossa o Fórum Empresarial 2019 no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), o ciclo de palestras terá como tema “O sistema de fomento do Paraná”.

A nona edição do evento contará com as participações do diretor de operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, do diretor da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves, e do diretor-presidente da Agência Paraná Desenvolvimento (APD), José Eduardo Bekin, gestores de três grandes organizações ligadas ao setor de fomento.

Segundo Lipski, “o sistema paranaense de fomento é importante como instrumento de apoio ao desenvolvimento local e atração de novos investidores. As três instituições juntas podem propiciar maior liquidez pelos recursos oferecidos a longo prazo e reforçam o poder financeiro dos empresários, das cooperativas e dos produtores paranaenses. As prefeituras também se beneficiam ao conseguir recursos para investimentos em infraestrutura, saneamento, iluminação e saúde, garantindo a melhora do ambiente de negócios no estado.”

A entrada é gratuita e após a realização das palestras será possível realizar a discussão do desenvolvimento econômico no estado entre os presentes no evento.

Publicado por renata.todescato em 16/10/2019 às 16:14  Voltar

BRDE apoia principal evento empresarial do sul catarinense

O diretor-presidente do BRDE Marcelo Haendchen Dutra participou nesta terça-feira (15) do 7º Forum Aciva de Networking (FAN). Organizado pela Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense o evento tem como objetivo promover a inovação e o empreendedorismo.

Na cerimônia de abertura Dutra destacou a importância do BRDE no financiamento de grandes empreendimentos da região Sul catarinense, como o próprio Center Shopping Araranguá, local onde o FAN foi realizado. E colocou o banco à disposição dos empreendedores que pensam em investir e desenvolver a região.

Além de networking e rodas de negócios, o FAN apresentou a empresários e futuros empreendedores palestras inspiradoras como a do empresário Geraldo Rufino que começou como catador de latinhas, quebrou diversas vezes, mas soube dar a volta por cima e tem hoje uma empresa de reciclagem de ônibus e caminhões que fatura 50 milhões de reais por ano. Rufino falou sobre família, positividade, e reforçou a importância do networking e da persistência para obter os resultados esperados.


Publicado por camila.saplak em 16/10/2019 às 16:08  Voltar

Crédito para inovação é tema de encontro com empresários em Panambi

Com o objetivo de divulgar as linhas de financiamento do BRDE e da Finep para a inovação no meio empresarial, a Associação Comercial e Industrial de Panambi (ACI) promoveu o encontro “Crédito para a inovação”, na segunda-feira (14/10), na sede de Panambi/RS.


O gerente de Planejamento da AGPOA, Alexander Leitzke, apresentou o programa BRDE Inovacred e o analista de Fomento Operacional da Finep, Marco Bruno Manzolillo, expôs as linhas que a Finep oferece.


A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) foi representada pelo coordenador-adjunto, Gustavo Rech de Oliveira, que abordou os incentivos fiscais que podem ser utilizados por empresas inovadoras.


Este evento faz parte de uma programação conjunta BRDE-Finep, que conta com o apoio da Sedetur e busca maior aproximação com o público empreendedor do interior do Rio Grande do Sul em articulação com as principais entidades associativas gaúchas. Após as palestras, há rodadas de negócios e visitas a empresas locais.


Publicado por sylvia.bojunga em 15/10/2019 às 16:38  Voltar

Setor varejista e cenário econômico são temas de palestra no BRDE

O economista e chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, Oscar Frank, apresentou uma análise do cenário econômico regional e nacional em evento dirigido aos funcionários, nesta quinta-feira (10/10), no auditório do BRDE, em Porto Alegre.


Esta foi a terceira palestra do ano sobre o cenário econômico e faz parte de um ciclo trimestral sobre economia e mercado. “O ciclo de palestras é uma iniciativa da GEOPE com a intenção de aproveitarmos os centros de pesquisa econômica das entidades locais, trazendo para dentro do BRDE o cenário econômico observado por eles e pelos nossos clientes”, explica Bruno Martins, analista de projetos da GEOPE/AGPOA.


Segundo Bruno, a exposição do Oscar Frank possibilitou uma atualização do cenário macro, além de trazer informações relevantes sobre como o setor varejista vem reagindo aos períodos de estagnação e de gradual recuperação econômica, no Brasil e no Rio Grande do Sul.


Publicado por sofia.neglia em 11/10/2019 às 16:46  Voltar

Casa de Passagem de Sapucaia do Sul recebe doações do BRDE para Dia das Crianças

Nesta quarta-feira (09/10) a Casa de Passagem de Sapucaia do Sul – ACAPASS recebeu a doação de brinquedos, roupas, calçados, fraldas, material de higiene e limpeza, livros e edredom infantil. A iniciativa foi da Coordenação de Responsabilidade Socioambiental (CRESA) que arrecadou os itens com os colegas do Banco. A Casa de Passagem, atualmente, conta com 22 crianças acolhidas com idade de 0 a 16 anos.

Com apoio dos colegas voluntários Mario Rodrigues, Karine Springer e Simone Silva, além do apoio da Comissão de RSA da AGPOA, as crianças e adolescentes ganharam também um lanche com bolo de chocolate, cachorro quente, batata palha, refrigerantes e suco de laranja para comemorar o Dia das Crianças.

Sobre a ONG
ACAPASS é uma organização não governamental (ONG) de caráter filantrópico que acolhe crianças de forma provisória. Estas crianças passam a viver no abrigo a partir de uma medida protetiva de acolhimento institucional, devido ao abandono ou a casos em que as famílias se encontram impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção, conforme rege o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA (ECA, Art. 101).

A casa atua há 10 anos, e já atendeu cerca de 665 crianças no munícipio, fornecendo às crianças, além do acolhimento, cuidado integral, apoio psicológico e pedagógico, assim como assegurando-lhes reintegração à família de origem ou a partir do encaminhamento para família substituta (adoção).

Instituições e Projetos Apoiados por Funcionários – Responsabilidade Socioambiental pode ser conferidos aqui.

A prestação de contas da Campanha está disponível neste link.


Publicado por lidiane.blanco em 11/10/2019 às 12:53  Voltar

Encontro da Alianza patrocinado pelo BRDE mostra como fazer boa pecuária com sustentabilidade

O BRDE foi um dos patrocinadores do XIII Encuentro de Ganaderos de Pastizales Naturales Del Cono Sur, que se realizou no Parque Dr. Lauro Dornelles, em Alegrete/RS, nos dias 4 e 5 de outubro. Com abrangência internacional, o encontro reuniu produtores rurais, técnicos, gestores públicos, professores, estudantes e lideranças da Alianza Del Pastizal do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Estiveram presentes também representantes dos Estados Unidos, Colômbia e Bolívia, países que adotam o mesmo modelo de integração produção-conservação em suas áreas de campos nativos.


O vice-presidente do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, integrou a mesa de abertura ao lado de Márcio Amaral, prefeito de Alegrete; Edi Mendonça, presidente do Sindicato Rural de Alegrete; Nicolás Marchand, representante da Bird Life International e do Conselho Regional Sulamericano da Alianza; Pedro Develey, diretor da Save Brasil e representante legal da Alianza no Brasil; Diego Melo Pereira, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura; e Graça Tirelli, da mesa diretora da Alianza, representado os produtores rurais.


Em sua saudação aos organizadores e participantes do evento, Noronha reiterou o apoio do BRDE às iniciativas da Alianza na região sul do Brasil frente ao desafio de ampliar a produção pecuária de excelência combinada com padrões de manejo sustentável dos recursos naturais, e ainda promover a valorização da cultura pampeana que é comum aos quatro países. Hoje a Alianza conta com 203 produtores associados e tem como meta engajá-los ainda mais dentro de um novo modelo de governança para ganhar escala e reconhecimento da carne certificada no mercado consumidor.


No primeiro dia, a programação foi intensa com diversas palestras, painéis, relatos de experiência e, ao final da tarde, o lançamento do livro "Nativão - Mais de 30 anos de pesquisa em campo nativo", de autoria do zootecnista, PhD em Produção Animal, Paulo Carvalho. No dia seguinte, os participantes puderam optar entre saída pela manhã para observação de aves ou dia de campo, para conhecer de perto o manejo dos animais.


Integração regional e internacional 


No Encuentro, foram apresentados os resultados das ações da Alianza del Pastizal no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e discutidos os mecanismos que permitem integrar a produção agropecuária com a conservação da biodiversidade no bioma Pampa. Entre os objetivos principais do evento estavam a capacitação técnica dos produtores em manejo de campo nativo, a divulgação dos incentivos econômicos, formas de captação de recursos, alternativas para recuperação de áreas degradadas e estabelecimento de novas parcerias.


Em 2017, o BRDE se tornou parceiro da Alianza Del Pastizal, quando foi criado o Projeto Conservação da Biodiversidade Aliada à Produção Pecuária no Bioma Pampa, com a participação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, entre outras entidades apoiadoras. Uma das ações centrais desse projeto é promover o intercâmbio de experiências de manejo dos campos nativos entre produtores rurais dos quatro países que integram a Alianza.


Publicado por sylvia.bojunga em 08/10/2019 às 16:59  Voltar

AGPOA realiza Brechó de final de ano

Convidamos todos os colegas a participarem do Brechó de final de ano da AGPOA, de 9 a 11 de outubro. O local é a sala de reuniões do 1º andar, no período das 11h às 14h e das 17h às 18h30. Participe! O primeiro dia de compras, quarta-feira (09), será exclusivo para os terceirizados do BRDE. Nos demais dias, o Brechó estará aberto também para estagiários e funcionários.


Doações de roupas, calçados, bolsas, acessórios, artigos de cama, mesa e banho, utensílios do lar e brinquedos ainda podem ser entregues para o Setor de Benefícios, no 2º andar, durante todos os dias do Brechó.


Com os recursos arrecadados serão montados kits de Natal para os funcionários terceirizados do Banco e os itens não vendidos serão doados para o Centro Espiritual Boa Nova, em São Leopoldo.


Após a conclusão do evento, a prestação de contas estará disponível na intranet da Responsabilidade Social.


Publicado por sofia.neglia em 08/10/2019 às 11:26  Voltar

Palestra do IMAMA e distribuição de pins marcam início do Outubro Rosa

Em Porto Alegre, o BRDE promove ações para engajar o público interno com o tema do Outubro Rosa, o mês dedicado à prevenção ao câncer de mama. Na segunda-feira (1º/10), a representante do Instituto da Mama do RS (IMAMA), Maria Isabel de Leão, apresentou palestra para funcionários da AGPOA e DIGER, a convite da Coordenação de Responsabilidade Social (CRESA). No mesmo dia, foram distribuídos pins que representam o Outubro Rosa e o Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar todos os colaboradores do banco sobre os cuidados necessários com a saúde.


Maria Isabel ressaltou a importância da conscientização sobre a doença, do autoexame regular e dos cuidados com o corpo. Segundo informou, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior índice de pessoas com câncer de mama no Brasil. A palestrante expôs o trabalho do IMAMA, que reúne e divulga informações sobre os tipos de câncer de mama e a importância de um diagnóstico precoce. Relatou como a instituição oferece o acompanhamento aos pacientes e dá apoio jurídico, conscientizando sobre as leis disponibilizadas pelo governo referentes a medicamentos, exames e restaurações de mama.


Sobre o IMAMA


O IMAMA é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida desde 2000, que promove, mantém e reestabelece a saúde da mama de mulheres e homens no Rio Grande do Sul com o intuito de erradicar o câncer de mama como uma doença que ameaça a vida. A entidade promoverá a 16ª Caminhada das Vitoriosas, no próximo dia 20 de outubro, no trajeto do Parcão ao Parque da Redenção. O evento, que reúne milhares de pessoas em favor da saúde da mama, teve 12 mil participantes no ano passado.


Publicado por sofia.neglia em 07/10/2019 às 16:11  Voltar

Laranjeiras do Sul recebe rodada de negócios promovida pelo BRDE e Fomento Paraná

Na última quarta-feira (02) aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (ACILS) a Rodada de Negócios, promovida pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Fomento Paraná.


Com o objetivo de desenvolver todas as regiões do Paraná, de acordo com a política de descentralização dos dois bancos, o diretor do BRDE, Wilson Bley Lipski apresentou soluções de empréstimo oferecidas pelas duas instituições ao agronegócio, inovação, indústrias, turismo, empresas, geração de energia e prefeituras. O evento contou também com a presença de Jonny Stica, assessor de mercado da Fomento Paraná, uma instituição financeira de desenvolvimento ligada ao Estado do Paraná. Além disso, técnicos estiveram presentes para atendimento e resolução de dúvidas sobre as linhas de financiamento.


 “Foi uma participação efetiva da classe empresarial. Vamos ver se isso traz uma efetividade no que foi planejado. Tudo o que apresentamos aqui vamos transformar em realidade. Esse é o nosso objetivo de ser um grande aliado dos interesses municipais e empresariais da região, disponibilizando crédito para torna-la ainda mais forte”, concluiu Lipski.


 


Publicado por julia.duda em 04/10/2019 às 17:01  Voltar

BRDE participa de mais uma edição da Mercopar e apresenta Finep Inovacred 4.0

De 01 a 03 de outubro, o BRDE participou de uma das mais importantes feiras de inovação industrial da América Latina, a Mercopar. Organizada pela parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), a feira, em sua 28º edição, reuniu mais de 300 expositores no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.


O gerente de Planejamento do BRDE, Alexander Leitzke, representou o Banco na Mercopar e ministrou uma palestra, acompanhado do gerente substituto Regional Sul FINEP, Bruno Camargo, na quinta-feira (03), para divulgar o Inovacred 4.0, financiamento conjunto do Banco com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep). A palestra foi realizada na Arena da Jornada 4.0 da Mercopar, onde o foco eram os impactos e oportunidades da quarta revolução industrial.


A Mercopar, que reflete a capacidade do setor metalmecânico e os avanços da indústria, ocorre anualmente desde 1992. O BRDE participa como expositor desde 2001.


Publicado por sofia.neglia em 04/10/2019 às 16:16  Voltar

ACATE leva polo de inovação ao norte catarinense

Joinville agora conta com sua unidade do LinkLab Ágora, um programa de inovação aberta da ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia. O espaço, que fica no Ágora Tech Park, foi idealizado para aproximar startups de grandes empresas, e promover a cultura de inovação e sinergia entre esses empreendedores. A inauguração do LinkLab ocorreu na última quinta-feira, dia 26, e contou com presenças de empresários, autoridades e representantes de entidades parceiras do segmento, entre elas o BRDE.

O novo espaço reúne 28 empresas, 8 delas corporates como Catarinense Pharma, Tigre e Weg. Dentro do LinkLab as empresas contam com todo apoio de parceiros, desde a área jurídica até marketing, o que influencia positivamente no número de negócios fechados.

O gerente regional Nivaldo Presalino Vieira representou o BRDE no evento e aproveitou a oportunidade para apresentar ao público o BRDE Inova, programa voltado a financiar projetos de inovação. Mostrou aos presentes o volume significativo de contratações em Santa Catarina e o impacto que o programa promoveu – e continua promovendo – na economia do Estado.

O LinkLab de Joinville é o segundo do gênero. O primeiro foi inaugurado há dois anos na Acate Primavera, em Florianópolis. Outra estrutura idêntica deve entrar em funcionamento no mês de outubro em São José, ampliando consideravelmente o ecossistema de inovação em Santa Catarina.


Publicado por camila.saplak em 02/10/2019 às 14:03  Voltar

Feira de defesa reúne autoridades e empresários do setor em Florianópolis

Na última sexta-feira, dia 27 de setembro, Florianópolis sediou a SC Expo Defense - Feira de Tecnologia e Produtos de Defesa. O evento seguiu até o dia 29, com o objetivo de mostrar o que há de mais inovador e tecnológico na área de segurança e defesa, além de reunir profissionais deste setor e de membros das forças armadas.

O local escolhido para a reliazação da SC Expo Defense foi a Base Aérea de Florianópolis (BAFL), localizada no bairro Tapera. Os participantes tiveram acesso a palestras, exposições e painéis sobre os desafios da indústria de defesa, sendo assim uma oportunidade para o setor catarinense conhecer esse segmento.

O BRDE foi um dos patrocinadores do evento, que contou com presenças importantes de autoridades militares, representantes do governo e empresários do setor. Confira mais informações no site http://www.scexpodefense.com.br/


Publicado por camila.saplak em 01/10/2019 às 17:19  Voltar

BRDE conclui trabalhos técnicos da Comissão de Assuntos Operacionais de Crédito da ABDE

Nessa semana foram apresentados ao Presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento | ABDE propostas e trabalhos desenvolvidos no âmbito da Comissão de Assuntos Operacionais de Crédito da instituição. A comissão, que é comandada pelo Diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, analisando matérias de interesse dos associados e discutidas nas reuniões ordinárias, elaborou as seguintes propostas:

1. Sugestão de que se permita que regimes próprios de previdência de que trata a Resolução CMN n. 3922/2010 invistam em Certificados de Cédulas de Crédito Bancário de baixo risco de crédito.


2. Quanto a seguros de bens dados em garantia de empréstimos ou financiamentos de instituições financeiras públicas.


3. Quanto a penalidades aplicadas em operações sob acompanhamento pelo BNDES.


4. Impactos da Circular SUP/ADIG nº19/2019-BNDES na redução de exigências acerca de garantias reais dos agentes financeiros.


Todo este trabalho foi preparado por técnicos dos associados da ABDE sob a supervisão do Superintendente da Agência Paraná, Paulo Starke, que também é o titular da Coordenadoria Técnica da comissão.


Publicado por julia.duda em 01/10/2019 às 15:50  Voltar

O BRDE recebe a ilustre visita do Prefeito de Campina Grande do Sul

Na última sexta-feira (27), buscando consolidar um ciclo virtuoso de pesados investimentos no Município, Bihl e sua equipe foram recebidos pelos Diretores da Agência Paraná, Wilson Bley Lipski e Borges da Silveira, e puderam conhecer as soluções de crédito que o BRDE disponibiliza ao setor público. O Município que integra a Região Metropolitana de Curitiba é favorecido pelo programa BRDE Municípios, iniciativa que já aplicou nos Estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul mais de R$ 655 milhões em projetos de infraestrutura, saúde, educação, e na aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários. O encontro, que aconteceu num clima bem descontraído, serviu ainda para consolidar entendimentos para que o BRDE forneça apoio técnico e financeiro na execução das ações planejadas pelo Município.


Publicado por renata.todescato em 27/09/2019 às 15:00  Voltar

BRDE lança edital para aceleração de startups e apresenta o FIP Anjo

O edital do Programa BRDE LABS foi lançado nesta sexta-feira (27) e está disponível no site do banco, em www.brde.com.br/licitacao-presencial-brde-2019-154/. A finalidade é a contratação de uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) ou aceleradora de startups para realizar a etapa piloto do programa com 10 empreendimentos do Rio Grande Sul, sendo, no mínimo, dois do interior do Estado.


O anúncio foi feito na quinta-feira (26), em evento no auditório do BRDE, em Porto Alegre, coordenado pelo vice-presidente do banco, Luiz Corrêa Noronha, e o superintendente Mauricio Mocelin. Participaram da mesa o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, a diretora de Artes e Economia Criativa da Secretaria da Cultura, Ana Luísa Fagundes, representando a secretária estadual Beatriz Araújo, e os sócios da Domo Invest, Franco Pontillo e Mário Letelier, gestores que apresentaram o FIP Anjo, Fundo de Investimento do qual o BRDE é cotista.


BRDE LABS


As startups selecionadas receberão capacitação em áreas como estratégia de vendas, relações públicas e financeira, entre outras. O programa terá duração de seis meses e não haverá custos para as startups. Serão considerados, prioritariamente, empreendedores que tenham soluções voltadas para o agronegócio, saúde, indústria 4.0 – IoT, tecnologia da informação, energia, educação, logística e meio ambiente.


Ao final do programa, o BRDE, em conjunto com a ICT ou Aceleradora, avaliará o desempenho de cada startup e premiará as três melhores colocadas, da seguinte forma: 1º lugar: R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais); 2° lugar: R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e 3º lugar: R$ 10.000,00 (dez mil reais).


FIP ANJO


O objetivo do fundo é o aporte em empresas nascentes, sendo que 40% delas com faturamento anual de até R$ 1 milhão. O restante será destinado a empresas com faturamento de até R$ 16 milhões. Deverão ser contempladas cerca de 150 empresas.


O fundo já dispõe de R$ 60 milhões, com expectativa de elevar a captação para R$ 100 milhões. As empresas alvo são das áreas de Economia Criativa, Agronegócio, Saúde e Biotech, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Fintechs e Cidades Inteligentes.


“A nossa expectativa é aportar recursos para 150 empresas, durante um período de investimento de cinco anos. O patrimônio comprometido deverá ser de até R$ 100 milhões”, informou o vice-presidente do BRDE, Luiz Corrêa Noronha.


RS CRIATIVO


Pela manhã, os sócios da Domo Invest, o diretor Luiz Noronha e a equipe do BRDE estiveram na Casa de Cultura Mário Quintana, para conhecer os 17 empreendimentos dos residentes que fazem parte do primeiro Ciclo de Residência Criativa do Programa RS Criativo, com a presença da secretária de Cultura Beatriz Araújo.


Após as apresentações, os residentes conheceram a proposta do FIP Anjo e ouviram relatos de experiência dos sócios da Domo.


Publicado por sylvia.bojunga em 27/09/2019 às 11:20  Voltar

BRDE vai financiar obras de prevenção a eventos climáticos extremos

Municípios catarinenses vão ter à disposição aproximadamente R$ 175 milhões para realizar obras de prevenção a enchentes, deslizamentos e para reduzir o impacto de eventos climáticos como ressacas, tornados e estiagens. O recurso do Banco Mundial vai ser disponibilizado pelo BRDE, e deve contar com o olhar técnico da Defesa Civil de Santa Catarina.


O Termo de Cooperação entre os entes envolvidos foi assinado nesta quarta-feira (25) na presença de centenas de participantes do 17º Congresso de Prefeitos, organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Diretoria do BRDE, secretários de Estado, e o chefe da equipe do Banco Mundial para o Programa de Resiliência Urbana, Frederico Pedroso, também estiveram presentes na cerimônia.


O diretor-presidente do BRDE, Marcelo Haendchen Dutra, acredita que “a iniciativa deve preparar os municípios para enfrentar melhor as adversidades, que são cada vez mais frequentes”. Segundo ele, Paraná e Rio Grande do Sul, onde o BRDE também atua, devem receber valores idênticos aos de Santa Catarina.


Presente no evento, o governador Carlos Moisés salientou os efeitos positivos que a iniciativa deve gerar no estado, um dos mais afetados por fenômenos climáticos.


“Esse é um grande projeto, já que o brasileiro não tem a cultura de trabalhar em prevenção. Os nossos municípios precisam estar atentos a isso. Esse dinheiro fará com que a gente consiga desenvolver projetos relevantes”, avaliou o governador.


Estudos mostram que nas últimas duas décadas os danos em residências e na infraestrutura passam de R$ 10 bilhões em Santa Catarina.


Publicado por deborah.silva em 27/09/2019 às 11:05  Voltar

Mais 19 prefeituras de Santa Catarina são atendidas pelo BRDE Municípios

Um dos principais programas de financiamento de obras municipais está viabilizando mais R$ 82,2 milhões de reais para prefeituras de Santa Catarina. Os contratos mais recentes de financiamento do programa BRDE Municípios foram oficializados nesta quarta-feira pelo diretor-presidente do BRDE, Marcelo Haendchen Dutra durante o 17º. Congresso de Prefeitos. Joares Ponticelli, presidente da Fecam, e o Governador Carlos Moisés da Silva também acompanharam a entrega.


Carlos Moisés destacou o papel de instituições como o BRDE no desenvolvimento regional: “Os valores hoje disponibilizados vão impactar positivamente na vida das pessoas”, disse o Governador.


O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, responsável pelo contrato mais recente, representou as 19 prefeituras contempladas nesta etapa. O contrato de R$ 2,6 milhões vai permitir a atualização da estrutura tributária do município.


“É um recurso importante, que ajuda as prefeituras e melhora o serviço prestado ao cidadão”, destacou Dutra. Além de obras de infraestrutura, os financiamentos têm sido acessados para viabilizar a aquisição de equipamentos, construção de prédios públicos, canalização, pavimentação e sinalização de vias. Desde que foi criado, em 2016, o programa já emprestou R$ 534 milhões para prefeituras dos três estados do Sul.


Publicado por deborah.silva em 26/09/2019 às 17:17  Voltar

Hoje 2019 discute ideias inovadoras em Concórdia

Considerado um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação de Santa Catarina, o Hoje 2019 Infinity deste ano conta com mais de 150 palestrantes com o objetivo de impactar pessoas com o desejo de se reinventar profissionalmente.


Durante os dias 25 a 28 de setembro, empreendedores, estudantes e outros profissionais terão à disposição palestras, atrações e debates de diferentes setores para fomentar ideias fora de suas zonas de conforto.


Os quatro dias de evento terão como sede o Centro de Eventos do Parque de Exposições Senador Atílio Fontana, em Concórdia, com expectativa de cinco mil participantes das áreas de inovação, tecnologia, agronegócio, comunicação, arquitetura e muito mais.


Além de contar com o apoio do BRDE, o evento tem presença confirmada de nomes importantes para o desenvolvimento de boas ideias, formação profissional e cases de sucesso.


Mais informações sobre o evento: https://eventohoje.com.br/


 


Publicado por deborah.silva em 26/09/2019 às 15:49  Voltar

FAM leva cinema para o centro histórico de Florianópolis

Começa nesta quinta-feira, dia 26 de setembro a 23ª edição do FAM – Festival Audiovisual Mercosul. O evento que exibirá mais de 121 filmes, realizar rallys universitários e oficinas, tem o investimento do BRDE por meio da FSA como forma de incentivo à cultura.


Nesta edição, o FAM será realizado em diferentes locais do centro de Florianópolis, com exibições em museus, cinemas e teatros. Para o diretor-geral do FAM, Antonio Celso dos Santos, essa é uma oportunidade para toda a cidade respirar o clima de cinema, o que muda o cotidiano da capital.


O festival quebrou o recorde de inscrições neste ano, com mais de 1100 inscrições. Entre os selecionados, estão filmes de 20 países divididos entre as 8 mostras competitivas. O público poderá prestigiar 105 sessões de cinema espalhadas pela cidade, até o dia 2 de outubro. Não deixe de prestigiar!


Quer ficar por dentro da programação? Acesse: http://www.famdetodos.com.br/




Publicado por deborah.silva em 26/09/2019 às 14:13  Voltar

Espaço Cultural BRDE recebe exposições da Bienal Internacional de Curitiba

Entrando em sua 14ª edição sob o conceito curatorial "Fronteiras em Aberto", a Bienal de Curitiba estará presente no Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões com a exposição "Pangrafias".

Com curadoria do crítico Adolfo Montejo Navas, a exposição reúne obras de Fernando Lemos (Portugal), León Ferrari (Argentina), Cabelo (Brasil) e Shirley Paes Leme (Brasil). A mostra propõe discutir o limiar - a fronteira - entre escrita e desenho, pintura e caligrafia, entre cartografia e caligrafia a partir da textualidade visual apresentada pelas obras que integrarão a exposição.

A proposta desta Bienal de Curitiba é apresentar um diálogo com a situação de refronteiras e desfronteiras do mundo atual, com a desconstrução das noções de fronteiras físicas as transformações que elas sofrem no decorrer do tempo a partir das relações mutantes entre sujeito e espaço, procurando uma nova cartografia simbólica, de novos sinais. Os países membros do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) são os grandes homenageados desta Bienal, que apresenta, com destaque, trabalhos inéditos de artistas contemporâneos originários desses países.

SERVIÇO:
Exposição "Pangrafias" - 14ª Bienal Internacional de Arte de Curitiba
Curadoria: Adolfo Montejo Navas
Artistas: Cabelo, Fernando Lemos, León Ferrari e Shirley Paes Leme

Abertura: 25 de setembro de 2019, às 19h
Visitação: 26 de setembro a 06 de dezembro de 2019
Horário: segunda a sexta, das 12h30 às 18h30
Entrada gratuita
Publicado por renata.todescato em 25/09/2019 às 12:00  Voltar

Nova linha de crédito deve financiar a indústria do futuro

Recursos que serão disponibilizados pela Finep via BRDE, devem auxiliar empresas da região Sul se preparar para a 4ª. Revolução Industrial.


Empresas que pretendem investir na modernização de processos e tornar as linhas de produção em estruturas “inteligentes” vão ter um apoio importante: uma linha de crédito criada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e apresentada em Joinville durante a Intermach. A feira é o principal evento da metalurgia e mecânica da região Sul do Brasil e reuniu mais de 20 mil pessoas entre os dias 17 e 20 de setembro.


O evento de lançamento do Finep Inovacred 4.0 contou com a participação de diretoria e área técnica do BRDE. A linha de crédito tem como público alvo empresas brasileiras com receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 300 milhões que atuem nos setores da indústria da transformação e da agricultura. “Para submeter a proposta de financiamento a empresa deverá ter plano de digitalização que precisa ser desenvolvido por empresa integradora credenciada previamente pela Finep”, alerta o superintendente da Agência do BRDE em Santa Catarina, Nelson Ronnie.


Empresas integradoras são aquelas que prestam realizam a adaptação ou desenvolvimento de softwares; automação de processos de produção e até implementação de robôs em processos fabris. A intenção é ajudar o segmento industrial brasileiro a ingressar, de fato, na Indústria 4.0, também chamada Quarta Revolução Industrial. O termo cunhado pelo governo alemão há quase uma década compreende o uso das mais variadas tecnologias de automação e troca de dados para descentralizar processos, aumentar a produtividade e diminuir custos de produção. Em alguns casos fábricas “inteligentes” que usam robôs, computação nas nuvens e internet das coisas, chegam a tomar decisões sem a interferência humana. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) a tecnologia ainda é pouco difundida pelas empresas brasileiras, porque a maioria tem resistências culturais ou ainda não identificaram as tecnologias que têm potencial para alavancar a competitividade.


Crédito para inovação


O BRDE assume o protagonismo de operar a nova linha de financiamento da Finep porque tem tradição em viabilizar projetos de inovação. Em 2013 criou o programa BRDE Inova para facilitar o acesso de pequenas e médias empresas ao crédito. Montou e treinou uma equipe especializada e se tornou o principal parceiro da Finep nesse tipo de operação. A parceria viabilizou quase meio bilhão de reais em mais de 170 projetos de inovação no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em áreas como petróleo e gás; softwares; máquinas e equipamentos; e até agropecuária.


Em pouco mais de cinco anos o banco intermediou a liberação de R$ 428 milhões nesta linha creditícia. Este montante representa quase 40% do total de recursos disponibilizados para 18 instituições de fomento do país. Em 2019, dos R$ 120 milhões disponibilizados pela Finep para projetos da linha Inovacred, R$ 66 milhões, ou seja, mais da metade, estão sendo operados pelo BRDE na Região Sul do país.


Os números mostram que “o BRDE tem competência técnica e conquistou a confiança da Finep para realizar esse tipo de operação”, acredita o Diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, Neuto De Conto, que também participou do evento.


O Diretor-presidente Marcelo Haendchen Dutra concorda que muito vem sendo feito na área de inovação e que “os recursos são fundamentais para apoiar as iniciativas da indústria do futuro”.


Publicado por deborah.silva em 25/09/2019 às 11:56  Voltar

Mais de 400 pessoas participaram das atividades da Semana Farroupilha organizadas pela AFBRDE

O Piquete da Associação dos Funcionários do BRDE (AFBRDE) finalizou suas atividades no Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, no sábado (21/09). Criado há 22 anos, o Piquete esteve aberto ao longo da Semana Farroupilha, com programação diária, atendendo associados, colaboradores do Banco, funcionários e familiares.


Durante o período, o galpão recebeu a visita da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Neto, que levou 70 alunos acompanhados de professores. Eles participaram do Concurso Cultural em homenagem ao folclorista Paixão Cortes, realizado no Piquete Morro da Tapera, da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) e foram finalistas, conquistando o terceiro lugar.


No total, 434 pessoas passaram pelo Galpão da AFBRDE, com maior concentração no jantar de abertura, no dia 09/09, na Paella Campeira, no almoço com a AFABRE e na confraternização de encerramento.


“A resposta dos funcionários e da Diretoria do Banco vem crescendo a cada ano, através da presença de colegas de diversos setores, em uma total integração em nosso Piquete”, conta o auxiliar administrativo da GEOPE II e Presidente da AFBRDE, Antonio Roberto Arena. “Da mesma forma, percebe-se o engajamento de nossos sócios na participação e na aquisição de números da rifa que anualmente a AFBRDE promove para custear despesas com os eventos.”


O vencedor da rifa deste ano foi o colega Ronaldo Mattos, do Setor de Apoio a Operações (SAOPE), contemplado com uma televisão LG de 55 polegadas.


Publicado por sofia.neglia em 24/09/2019 às 11:58  Voltar

Paraná Mais Verde planta mais de 413 mil árvores

O governador Carlos Massa Ratinho Junior deu início oficialmente ao Programa Paraná Mais Verde, de arborização rural e urbana, ao plantar uma muda de aroeira pimenteira de pouco mais de 1 metro nesta segunda-feira (23), no jardim do Colégio Estadual Maria Gai Grendel, no bairro Caximba, em Curitiba.

O Paraná Mais Verde, afirmou o governador, é uma demonstração da estratégia do Governo de aliar desenvolvimento ambiental, econômico e social. “O Paraná ganha uma nova e imensa floresta a partir de agora, com o plantio de mais de 400 mil mudas. Mostramos que sim, é possível aliar desenvolvimento econômico, social e ecológico”, ressaltou Ratinho Junior. “É possível preservar e crescer”, completou.

O plantio acontece durante todo o dia nas 2.146 escolas da rede pública estadual, nos 399 municípios paranaenses. Cada secretário de Estado e dirigente de autarquias adotaram como padrinhos do plantio em colégios. A iniciativa é alusiva ao Dia da Árvore, celebrado no sábado (21), e marca também o início da Primavera.

O diretor de operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, plantou uma árvore às 14 horas no Colégio Estadual Pilar Maturana que fica no bairro Alto em Curitiba. “Gostei do envolvimento das crianças e de perceber que já criaram consciência da importância da arborização urbana, além, é claro de preservarmos o meio ambiente”, disse Lipski.

O plantio teve a participação da diretora do colégio Cristina Costa, e da turma do 7º ano B, que na semana passada, já havia plantado uma araucária na mesma escola, devido a um projeto da professora Paula Mariele, para que sua turma de pré-adolescentes de 11 a 13 anos de idade tenham consciência ambiental e saibam da importância de preservarmos nossas plantas nativas.

Publicado por renata.todescato em 23/09/2019 às 16:01  Voltar

BRDE presente no 1º Encontro de Economistas-chefes dos Bancos de Desenvolvimento da América Latina

Economistas de mais de 20 instituições de 10 países da América Latina e Caribe participaram do 1° Encontro de Economistas-chefes dos Bancos de Desenvolvimento da América Latina, nos dias 19 e 20 de setembro, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, em Belo Horizonte. O superintendente de Planejamento e Sustentabilidade do BRDE, Luciano Feltrin, acompanhado da chefe do Departamento de Planejamento, Fernanda Souza, representaram o banco neste evento.


O tema principal discutido por economistas, técnicos e especialistas foi a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de analisar estratégias e tendências atuais do processo econômico regional e mundial. Organizado pelo BDMG e a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ALIDE, o encontro teve apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, entidade parceira do BRDE.


Luciano Feltrin participou como moderador do painel “Diversificações de fontes de funding dos Bancos de Desenvolvimento”, na quarta-feira (19/09). A tônica dos debates ficou centrada na necessidade de bancos e instituições de desenvolvimento financeiros trabalharem de forma integrada para rever modelos de ação e papeis institucionais.


Publicado por sylvia.bojunga em 23/09/2019 às 10:27  Voltar

Tecpar comemora 30 anos

Na última sexta-feira (20) o BRDE esteve presente no evento de comemoração dos 30 anos da Incubadora Tecnológica da Tecpar (Intec). O diretor administrativo, Luiz Carlos Borges da Silveira compareceu no evento a convite do diretor-presidente do Instituto, Jorge Callado.


Na ocasião, foi assinado um acordo entre Tecpar e Senai para impulsionar negócios inovadores no estado paranaense. A parceria tem o propósito de criar uma sinergia entre duas instituições que trabalham fortemente na inovação tecnológica. O BRDE tem a intenção de fechar acordo com a Tecpar até o final desse ano.


Publicado por julia.duda em 22/09/2019 às 16:52  Voltar

Início         Próxima >>




Acervo