Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental



Elaborar e executar uma política de responsabilidade socioambiental para nortear as atividades e operações do BRDE e incentivar a participação de seus colaboradores e o engajamento em iniciativas e causas apoiadas pela instituição estão entre as responsabilidades do Projeto BRDE Responsabilidade Ambiental. O projeto desenvolve ações institucionais tanto para a comunidade externa como interna com o objetivo de promover impactos socioambientais positivos, fomentando um novo modelo de gestão.

A Política de Responsabilidade Social do BRDE também leva em conta à sustentabilidade das atividades operacionais da instituição e de seus clientes e o risco socioambiental dos negócios realizados pelo BRDE e atua em 2 dimensões: a Organizacional e a do Negócio. Dentro do âmbito da organização, uma das grandes preocupações do Projeto é o alinhamento da atuação do BRDE com políticas públicas e ações de organizações sociais voltadas à sustentabilidade socioambiental. A outra é a divulgação de boas práticas para a comunidade interna e externa. Na dimensão do Negócio, o BRDE está atento ao desenvolvimento de produtos com foco em sustentabilidade. Além disso, se preocupa com adoção de critérios socioambientais na análise de crédito e na atribuição do nível de risco das operações. Também faz o acompanhamento e a gestão dos aspectos socioambientais da carteira de crédito.

O Projeto BRDE Responsabilidade Socioambiental também é um dos gestores do programa de apoio a projetos por meio das leis de incentivo fiscal.

O BRDE é associado ao COEP, Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida, por meio do qual coordena atividades de voluntariado em comunidades de baixa renda, e à Rede de Entidades Empresariais do Instituto ETHOS, que incentiva empresas a implementar políticas e práticas de Responsabilidade Social. Essas instituições promovem uma ampla mobilização para reduzir as desigualdades sociais e melhorar as condições de vida da população, implantando um novo modelo de participação social no País.

VOLTAR