SC ganha sala referência no País para avaliação auditiva

SC ganha sala referência no País para avaliação auditiva

Projeto foi financiado pelo BRDE por meio de incentivos fiscais do PRONAS

 
Nesta última quarta-feira, dia 22, a Associação Amor para Down inaugurou sua Sala de Avaliação Auditiva, uma das mais modernas do País e uma das únicas quatro que realiza o exame BERA , altamente especializado, em Santa Catarina de forma gratuita. A entidade, localizada em Balneário Camboriú, atende crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down da região.
A sala custou R$ 217 mil e foi construída com recursos de doações por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde. O BRDE foi um dos patrocinadores do projeto, que inclui além da compra dos equipamentos, a contratação de um profissional especializado para a realização dos exames por um período de dois anos.
A Sala de Avaliação Auditiva é completamente acústica, desde as janelas, piso e paredes. Esse diferencial a torna referência no País. A fonoaudióloga da Associação, Karina Heil, explica que o exame BERA é extremamente importante para as crianças com Síndrome de Down. Isso porque elas são mais propensas a apresentar perda auditiva. Além disso, o exame pode ser feito em bebês, e independe de uma interação da criança com o equipamento. O exame mede os estímulos elétricos da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro.  “Com o BERA, não precisamos da resposta da criança, ela pode até estar dormindo que conseguimos o resultado correto da avaliação”, explica Karina.
Para o presidente da Associação Amor para Donw, Marcos Antonio Costa,  o investimento vais permitir dar mais autonomia e qualidade de vida aos usuários. “Estamos extremamente agradecidos às empresas que abraçaram essa causa e a todas as outras que contribuíram com a Amor pra Down até aqui. Temos certeza que o ambiente também proporciona a evolução dos nossos usuários e contamos com uma estrutura que é modelo para o País”, afirmou.

VOLTAR