Restaurante de Curitiba inaugura sistema de energia solar com apoio do BRDE, o primeiro do país

Restaurante de Curitiba inaugura sistema de energia solar com apoio do BRDE, o primeiro do país

O primeiro restaurante do país a usar energia solar fica em Curitiba e recebeu apoio do BRDE. O Restaurante Bellagio inaugurou no dia 12 de novembro o novo sistema de energia solar fotovoltaica, composto por 270 placas. As placas, segundo o proprietário do estabelecimento, Roberto Vezozzo, têm a capacidade para gerar 7.500 KWh/mês.
A iniciativa transformou o estabelecimento totalmente autossuficiente em energia e a economia projetada é de quase R$ 70 mil na conta de luz. O financiamento para instalação do sistema foi feito por meio da linha Máquinas e Equipamentos Eficientes, do Fundo Clima.
O BNDES reabriu as operações para o subprograma Máquinas e Equipamentos Eficientes do Fundo Clima, programa que tem o BRDE como um de seus agentes financeiros. Poderão ser financiadas pessoas físicas, micro e pequenas empresas investindo no Paraná.
O Fundo Clima faz parte dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Tem a finalidade de garantir recursos para apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos que tenham como objetivo aliviar o processo de mudanças climáticas.
O BRDE foi o primeiro banco do país a operar o Fundo Clima. No Paraná, diversos projetos estão em análise, sendo a maior demanda por sistemas fotovoltaicos. Além do Fundo Clima, o BRDE também apresenta outras linhas de financiamento a projetos de energia, com participação de até 100% do investimento e prazo máximo de pagamento de até 12 anos.
Acesse o site www.bndes.gov.br para ter obter mais informações sobre o Fundo Clima. Entre também em contato com a agência do BRDE em Curitiba saber mais sobre as linhas de financiamento a projetos de energia pelo telefone (41) 3219-8150 ou e-mail brdepr@brde.com.br.

VOLTAR