Prefeitos buscam no BRDE financiamento para infraestrutura e modernização

Prefeitos buscam no BRDE financiamento para infraestrutura e  modernização

Recursos para pavimentação, atração de investimentos, modernização, inovação e aumento de receitas foram os assuntos mais tratados por prefeitos e prefeitas de todo o Paraná que visitaram, durante três dias, o estande do BRDE no Encontro de Líderes Públicos, que terminou no início da noite desta sexta-feira (2), em Foz do Iguaçu.
O encontro foi promovido pelo governo do Estado, Sebrae e Fomento Paraná e reuniu perto de duas mil pessoas. O BRDE apoiou o evento. O Bancou apresentou aos gestores as linhas de financiamento ao setor público e outros produtos que podem contribuir para o desenvolvimento dos municípios, por meio do crédito a todos os setores da economia.
“O BRDE pode financiar o desenvolvimento econômico e social do município, diretamente ou apoiando um empreendimento privado que irá alavancar o crescimento da cidade, como a construção ou ampliação de uma unidade produtiva, que vai ajudar a gerar emprego, renda e riquezas”, disse o vice-presidente e diretor Administrativo do Banco, Orlando Pessuti.
Pessuti disse que hoje os municípios estão melhor atendidos pelo governo do Paraná em relação à recursos para infraestrutura e outros serviços, em função da criação do Sistema Paranaense de Fomento. “Unindo todos os órgãos propulsores do desenvolvimento, como o BRDE e a Fomento Paraná, o acesso a financiamentos ficou mais fácil e ágil”.
O diretor de Operações do Banco, João Luiz Regiani, destacou a contratação de R$ 1 bilhão em financiamentos em mais de 1.600 contratados assinados pela Agência Paraná. “Em meio ao momento desfavorável da economia do país, o BRDE segue com um bom desempenho, no contraciclo da crise”, afirmou.
O prefeito de Loanda, Sudoeste do Estado, João Santos, procurou o BRDE interessado em modernização de gestão e atração de investimentos. “Para crescer e prestar melhores serviços à população, o município precisa se modernizar e definir prioridades, com foco na geração de emprego e oferta de incentivos para empresas se instalarem na nossa cidade”.
Modernização – Técnicos do BRDE que participaram do Encontro de Líderes Públicos receberam dezenas de prefeitos e prefeitas no estande do Banco Para com um material exclusivo, detalhando os principais produtos da instituição.
Uma das formas de apoio aos municípios se dá pelo Programa de Modernização da Administração Pública – PMAT. Pelo PMAT, o BRDE ajuda o município a adotar uma gestão eficiente, que gere mais receitas e reduza o custo dos serviços prestados à população.
São apoiados projetos de: cadastro imobiliário, gestão e controle de processos, atendimento ao contribuinte, sistema de gestão, administração tributária e/ou financeira, projetos cidades digitais, iluminação inteligente, gestão de recursos humanos, dentre outros.
Os itens financiáveis são: obras civis, instalações, máquinas e equipamentos novos, equipamentos de informática, móveis e utensílios, softwares nacionais, veículos para atividades de fiscalização, capacitação técnica e gerencial de serviços, entre outros.
O BRDE também apoia a implantação de sistemas de infraestrutura do transporte coletivo urbano, projetos de Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) e Saneamento/Gestão de Resíduos, com financiamento via FGTS.

VOLTAR