Nova regra do FCO vai facilitar liberação de crédito para investimento em energia renovável no MS

Nova regra do FCO vai facilitar liberação de crédito para investimento em energia renovável no MS

O BRDE tem expectativa de, em breve, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), financiar empreendimentos em energia renováveis, como PCHs, biomassa, parques eólicos e centrais fotovoltaicas também para empreendedores no Mato Grosso do Sul.
Até recentemente, a regra dos Fundos Constitucionais previa o financiamento de projetos de geração de energia somente nos casos em que o autoconsumo superava 50% da produção. Com a publicação pelo Ministério da Integração, no dia 20 de abril, de um despacho ampliando as possibilidades para financiamento a projetos de energia pelos Fundos Constitucionais, abre-se uma nova janela de oportunidade para os empreendedores.
“O despacho atende a uma demanda antiga dos Conselhos Estaduais. A matriz energética brasileira enfrenta já há algum tempo a necessidade de ampliar as fontes geradoras e rever a participação das térmicas, mais caras e poluentes”, destaca Tatiana Henn, Gerente de Planejamento da Agência do Paraná do BRDE.
A medida foi anunciada pelo Ministério de Integração Nacional na semana passada no Diário Oficial da União e vale também para os fundos constitucionais do Norte e Nordeste. A expectativa do Governo Federal é que a contratação de crédito para projetos de geração, transmissão e distribuição de energia cresça R$ 1,5 bilhão com a mudança nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
“A nova possibilidade certamente representará uma importante fonte de financiamento para os empreendedores das regiões Centro Oeste. O BRDE, através do Programa BRDE Energia, estará à disposição para analisar e apoiar projetos no setor no Mato Grosso do Sul”, conclui Tatiana.
Para que seja possível contratar financiamento para projetos de energia dentro das novas condições, o Conselho de Desenvolvimento do Mato Grosso do Sul ainda precisa se manifestar quanto ao conteúdo do despacho, especificando as regras de aplicação dos recursos no Estado. Depois disso, o BRDE, enquanto repassador de recursos do FCO em Mato Grosso do Sul, poderá apoiar projetos de energia renovável naquele estado.

VOLTAR