NOTÍCIAS BRDE

Mostra coletiva Essência Negra celebra o mês da Consciência Negra no Espaço Cultural BRDE

Por: Imprensa - SC

A exposição coletiva Essência Negra, inaugurada ontem (7) no Espaço Cultural BRDE, traz obras das artistas Fernanda Jerônimo e Simone de Fáveri. Até o dia 30 de novembro a mostra celebra o mês da Consciência Negra.

O contraste do colorido das pinturas digitais de Fernanda aos tons terrosos e naturais das esculturas e pinturas em tinta artesanal de Simone, traduzem em arte o amor e interesse pelas referências africanas e afro-brasileiras das multifacetadas artistas.

Em uma perspectiva moderna da cultura afro-brasileira, Fernanda pintou mulheres negras que representam amor, liberdade, e a força da mulher que sabe quem é. Fernanda enfatiza em suas obras a descoberta da identidade, autenticidade e poder da mulher negra.

Já as pinturas e esculturas de Simone de Fáveri remetem ao antigo, as obras representam os povos africanos Surma e Mursi, habitantes do vale do Rio Omo, na Etiópia. Esses povos cultivam ainda uma rica cultura de contato com a natureza, preservada pelas condições geográficas. Eles realizam rituais, pinturas corporais à base de argila e se embelezam com a terra e as plantas.

A exposição fica aberta à visitação até o dia 30 de novembro das 9h às 19h de segunda a sexta e é gratuita.

VOLTAR