Financiamentos a inovação, energia e mobilidade são destaque em 2017

Financiamentos a inovação, energia e mobilidade são destaque em 2017

Entre os investimentos do BRDE no Paraná em 2017, foram destaque os repasses a projetos inovadores, de desenvolvimento sustentável, eficiência energética, energia renovável e mobilidade urbana. No setor de energia, duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH) entraram em operação no segundo semestre.
São elas: PCH Castro, no rio Iapó, situada em Castro (PR), interligada com a Subestação da Copel na cidade; PCH Canhadão no rio Covó em Mangueirinha (PR) interligada com a Subestação Copel de Canteiro de Segredo (Usina Nei Braga); CGH Cabeça de Pato no rio Pedrinho localizada no Município de Turvo (PR) interligada com a Subestação Copel de Canteiro de Segredo (Usina Nei Braga).
Mobilidade – Uma das grandes operações contratadas pela Agência Paraná no segundo semestre desse ano, foi o financiamento ao grupo GBS (Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí e LondriSul) com recursos do FGTS, repassados por meio do programa Refrota17. Essa contratação foi destinada a aquisição de 30 novos ônibus, com 100% de acessibilidade para cidades das regiões Norte e Nordeste do Estado.
A Viação Sorriso de Toledo também procurou o BRDE para melhorar seus serviços. A empresa é a única operadora do sistema de transporte coletivo urbano e metropolitano de Toledo. A empresa faz parte do Grupo Viação Sorriso, que iniciou suas atividades com a concessão para prestação de serviços na cidade de Curitiba.
Desde então, o grupo estabeleceu novos contratos de prestação de serviços para as cidades de Uberlândia (MG), Porto Seguro (BA) e Itabuna (BA), além de Toledo (PR). O investimento da Viação Sorriso será destinado a compra de carrocerias e chassis para melhorar a qualidade do serviço prestado, o conforto e a segurança do transporte em Toledo. Isso vai diminuir a idade média da frota da cidade.
Inovação – Mesmo operando somente na Região Sul, o BRDE é o maior repassador de linhas de financiamento à inovação de FINEP e BNDES no país. Em outubro o banco assinou um contrato com a empresa PGA Soluções em Tecnologia, inaugurando o convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). O financiamento liberado por meio da linha Inovacred se destina ao desenvolvimento de uma plataforma que terá a capacidade de atender diferentes assessorias e credores, para negociações de dívidas.
A empresa Akiyama S.A Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos e Sistemas buscou aporte do BRDE para o desenvolvimento de um novo produto que possibilita a identificação do recém-nascido, ainda na sala de parto. O equipamento tem interesse público: hospitais e maternidades para cadastramento de recém-nascidos; postos de fronteiras para reconhecimento de crianças; institutos de identificação.
O foco da Akiyama está na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, a empresa trabalha com inovação em produtos para leitura biométrica, voltados para identificação civil e criminal. Foi a empresa ganhadora, em 2009, da concorrência para o recadastramento do TSE no Brasil. Atua também junto a Institutos de Identificação de 10 estados brasileiros.
Outro projeto de inovação é da Mineração São Judas que extrai calcário em Sengés (PR) hoje utilizado na agricultura. A empresa está em uma região papeleira, mas o produto não serve para atender essas fábricas pois contém impurezas como sílica e filito. A mineradora inova no processo de extração e seleção manual do produto, e no uso de produto químico desenvolvido em conjunto com fornecedor que aumenta a brancura do calcário para que possa ser utilizado na indústria papeleira. Hoje o material precisa ser importado do Espírito Santo, onde o calcário tem a pureza necessária.
Linhas de financiamento – O BRDE apoia projetos de inovação, energia, sustentabilidade e mobilidade por meio das linhas Inovacred, FINEP, FGTS, PCS (Produção e Consumo Sustentáveis). Saiba mais sobre as linhas de financiamento. Acesse: www.brde.com.br ou entre em contato pelo e-mail brdepr@brde.com.br e pelo telefone da Agência Paraná (41) 3219-8150.

VOLTAR