Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões recebe a exposição de fotografias “A Criação do BRDE”

Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões recebe a exposição de fotografias “A Criação do BRDE”

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões inaugurou nesta sexta-feira, 20 de dezembro, a mostra fotográfica A Criação do BRDE, idealizada pela equipe da Biblioteca da Agência do BRDE do Rio Grande do Sul.

As fotografias foram impressas a partir de negativos originais encontrados por Adriana Reus, bibliotecária do BRDE, na ocasião da transferência de documentos que estavam armazenados em um antigo depósito da instituição. O historiador Corálio Cabeda, funcionário aposentado do BRDE, teve participação efetiva no processo de identificação de pessoas e situações apresentadas nas fotos. Embora não estivessem acompanhados de dados ou de seus autores, a série foi identificada como sendo dos dois primeiros anos do BRDE – 1961 e 1962, bem como de uma das primeiras empresas financiadas, localizada em Novo Hamburgo.

A seleção contempla registros de reuniões e atos oficiais de instalação do BRDE e de posse dos primeiros dirigentes e presidentes do Banco e do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – CODESUL. Entre as imagens resgatadas estão algumas que mostram os três governadores que fundaram o BRDE: Leonel Brizola (RS), Celso Ramos (SC) e Ney Braga (PR).
A mostra fotográfica A Criação do BRDE é um importante resgate da história do BRDE nos primórdios de sua existência e após sua realização em Porto Alegre e Curitiba seguirá para Florianópolis. “Agradecemos a todos os envolvidos nesta iniciativa, assim como aos anônimos fotógrafos que ao registrar momentos do seu tempo também emprestaram seus olhares à história do BRDE.”, comenta Silvio De Bettio, funcionário e integrante da Comissão Cultural do Paraná que integrou a equipe da AGCUR responsável por realizar o recorte curatorial e montagem da exposição em Curitiba.
A inauguração da exposição de fotografias “A Criação do BRDE” foi realizada nesta sexta-feira, 20 de dezembro, no Espaço Cultural BRDE – Paraná, com a presença dos funcionários da AGCUR. A mostra segue em exposição até 17 de janeiro de 2020.

Serviço:

Exposição fotográfica “A Criação do BRDE”
Abertura: 20 de dezembro de 2019 às 14h
Período expositivo: até 17 de janeiro de 2020
Segunda a sexta, 12h30 às 18h30

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570
Entrada Gratuita

 

20

VOLTAR