Completa 10 anos de produção de energia o pioneiro Complexo Eólico de Osório que teve financiamento do BRDE

Completa 10 anos de produção de energia o pioneiro Complexo Eólico de Osório que teve financiamento do BRDE

O maior parque fornecedor de energia eólica da América Latina e o segundo maior do mundo em operação, inaugurou, nesta quarta-feira (30), o Centro de Visitantes e Interpretação de Energia do Complexo Eólico de Osório, no Litoral Norte, para marcar os seus dez anos de atividade de produção.
O presidente do BRDE, Odacir Klein, participou da inauguração junto com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, do secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, do presidente da Energia Brasil, Guillermo Planas Toca e do prefeito de Osório Eduardo Abrahão, além de várias autoridades, representantes e funcionários da empresa Elecnor Brasil, controladora do parque eólico.
O espaço inaugurado levará ao público informações sobre a produção de energia eólica, com demonstrações feitas pelos técnicos. Além disso, o centro deverá ser um local de convivência e pretende contribuir com o desenvolvimento regional, ambiental e cultural de Osório, tornando-se referência em ecologia e turismo.
Conforme Klein, o BRDE o Banco sempre apostou em projetos inovadores ao longo de sua história. “Quando a energia eólica ainda era vista com desconfiança, o BRDE financiou mais de R$ 70 milhões para o projeto da Ventos do Sul, pioneiro no Brasil. Somos parceiros desde o primeiro dia nos projetos de energia limpa e apostamos, cada vez mais, em nosso programa BRDE Energia que oferece crédito para projetos de eficiência energética e geração de energias renováveis, principalmente usinas eólicas, solares; PCH – Pequenas Centrais Hidrelétricas, usinas de biomassa etc., que tenham como objetivo a eficiência energética, a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental”, ressaltou o presidente.
Seminário
Durante a manhã, em no Complexo Eólico de Osório, Odacir Klein participou ainda do Seminário ‘Realidade e Desafios para o Futuro’, promovido pela Secretaria de Minas e Energia e a Elecnor Brasil. O objetivo foi discutir o planejamento e os rumos da geração, transmissão e distribuição de energia no Estado.

VOLTAR