BRDE sedia workshop Finanças Climáticas, promovido pela ABDE e Consulado-Geral Britânico

BRDE sedia workshop Finanças Climáticas, promovido pela ABDE e Consulado-Geral Britânico

O Projeto Finanças Climáticas se desenvolve no âmbito do acordo de cooperação técnica entre a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Foreign & Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido, com recursos do Fundo de Prosperidade Britânico (Prosperity Fund). Entre as ações previstas está o workshop ministrado pela Sitawi – maior consultoria da América Latina especializada em finanças sustentáveis – que se realizou no BRDE, em Porto Alegre, nesta segunda e terça-feira (11 e 12), envolvendo superintendentes, gerentes, técnicos e assessores das agências do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O BRDE e o BDMG foram as duas instituições financeiras selecionadas pela ABDE para integrar a etapa piloto do workshop Finanças Climáticas, após a realização de uma análise preliminar do posicionamento dos bancos brasileiros de desenvolvimento em relação às questões climáticas. A ideia é relatar os resultados dessa experiência aos demais bancos associados à ABDE em encontro a ser realizado em março, buscando ampliar o engajamento das instituições e qualificar as iniciativas de ação climática, segundo informou a gerente técnico-operacional da ABDE, Cristiane Viturino, acompanhada pela gerente do programa Energia e Finanças Verdes do Consulado-Geral Britânico no Rio de Janeiro, Erika Gouveia.
“O objetivo do workshop é auxiliar o BRDE no desenvolvimento de uma estratégia climática, aproveitando as oportunidades que podem advir de sua ‘carteira sustentável’, mediante a criação de indicadores apropriados e o desenvolvimento de metodologias para mensurar os benefícios dos projetos”, explica Pedro Preussler, do Departamento de Novos Negócios (DEPEN) da Superintendência de Planejamento e Sustentabilidade (SUPLA) do BRDE, que coordena internamente a ação. A participação nesse projeto situa-se no contexto de uma estratégia mais ampla que vem sendo empreendida pelo BRDE de apoio a empreendimentos sustentáveis e de diversificação de fontes de financiamento, com atuação em diversas frentes.
Programação
Na segunda-feira (11), na presença do diretor de Planejamento e Financeiro do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, o diretor Gustavo Pimentel e a consultora Débora Masullo, ambos da Sitawi, apresentaram questões relacionadas à estratégia de finanças climáticas nas instituições financeiras, os objetivos gerais do projeto, aspectos de governança e sistemas, além da exposição inicial sobre a ferramenta de categorização de projetos.
Na terça-feira (12), o encontro teve continuidade com dinâmicas que possibilitaram a interação das equipes com os consultores e a testagem da metodologia para identificação de “projetos verdes”, desde a etapa de recebimento das solicitações de financiamento.

VOLTAR