BRDE, Itaipu e PNUD vão trabalhar juntos na aceleração dos ODS na Região Oeste do Paraná

BRDE, Itaipu e PNUD vão trabalhar juntos na aceleração dos ODS na Região Oeste do Paraná

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Itaipu Binacional e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vão trabalhar juntos para acelerar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na área de atuação da hidrelétrica, na Região Oeste do Paraná. A ação será feita por meio do fomento e da divulgação de oportunidades de investimentos aderentes à Agenda 2030.
As instituições oficializaram a parceria nesta quarta-feira (19), no escritório de Itaipu em Curitiba, com a assinatura de um protocolo de intenções. Assinaram o protocolo o presidente do Banco, Orlando Pessuti, e o diretor-geral brasileiro da hidrelétrica, Marcos Stamm. Participaram os conselheiros do BRDE Valmor Weiss e Altevir Rocha de Andrade, o secretário do Codesul Antonio Carlos Bettega, e técnicos do Banco e de Itaipu.
A proposta é promover o desenvolvimento sustentável na região de abrangência de Itaipu, com foco na implementação da Agenda 2030. Hoje, Itaipu mantém convênios com 55 municípios do Oeste paranaense. A parceria prevê o financiamento por parte do BRDE da contrapartida exigida nos convênios firmados pelos municípios com a hidrelétrica. Também participará da ação conjunta a Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil.
“Na verdade, é mais uma parceria convergente de ações de governo entre Itaipu e BRDE. O BRDE disponibiliza recursos para aqueles municípios que precisam de contrapartida e não têm onde buscar. Isto está dentro do contexto da Agenda 2030, dos ODS”, afirmou Marcos Stamm. “Este protocolo de intenções vai gerar uma série de outros trabalhos e o objetivo é isso, inclusive vindo a somar também ações com o PNUD”, acrescentou.
“Essa parceria foi imaginada, sonhada e vem sendo lapidada desde que chegamos ao BRDE. Nós vimos que a parceria da Itaipu com os municípios aflorou de uma forma muito vigorosa e muitos deles têm dificuldade em obter as contrapartidas solicitadas pela Itaipu. É aí que nós entramos, financiando estas contrapartidas”, disse o presidente Pessuti, ao agradecer, em nome dos demais diretores do BRDE, o empenho de Itaipu na formalização da parceria.

VOLTAR