BRDE debate desenvolvimento regional em painel da 13ª Expoacisa

BRDE debate desenvolvimento regional em painel da 13ª Expoacisa

Avançar em temas que contribuam para o desenvolvimento empresarial na região Norte do Rio Grande do Sul é um dos propósitos da Expoacisa, mostra de produtos e serviços promovida pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio – Acisa, de Passo Fundo, que teve sua 13ª edição de 24 a 26 de novembro. Na sexta-feira (24), o diretor Financeiro do BRDE, Odacir Klein, integrou o painel “Desenvolvimento Regional” com a senadora Ana Amélia Lemos, a presidente da Federasul, Simone Leite, e o empresário Antônio Roso, representante da Fiergs.
Diante de um grupo representativo dos setores público e privado, com forte presença de lideranças políticas e de ACIs da região, o debate foi aberto pelo presidente da Acisa, Lamar Sakis, e mediado pelo jornalista Mateus Rodighero.
Odacir Klein enfatizou que o BRDE, como agente do desenvolvimento regional, tem custo zero para a União e os estados, financiando a geração de empregos, de renda e a arrecadação de tributos. “Mesmo com redução dos recursos aportados pelo BNDES, o banco continua cumprindo seu papel fundamental junto ao setor produtivo”, disse. Na avaliação de Klein, não há saída para a crise a não ser pelo empreendedorismo: “temos que apoiar e estimular quem empreende e corre riscos”, sublinhou.
Para a senadora, entre os problemas mais graves a serem enfrentados estão a burocracia que dificulta e atrasa as iniciativas de quem quer empreender, e a falta de infraestrutura e logística, que abrange desde os sistemas de transporte à matriz energética. A urgência de um pacto federativo, a reforma trabalhista, conflitos de interesse e insegurança jurídica foram alguns dos temas debatidos com o público.
Presença na feira
O BRDE também marcou presença na 13ª Expoacisa com estande próprio para atendimento a clientes e prospecção de negócios, a cargo do gerente regional Miguel Oliveira. Junto com ele, estiveram no evento e acompanharam o painel o gerente de planejamento da AGPOA, Alexander Leitzke, e o analista de projetos, Alexandre Barros.
Segundo os organizadores da Expoacisa, em três dias, cerca de 25 mil pessoas visitaram a feira, no espaço do Bourbon Shopping. Ao todo, foram mais de 60 empresas participantes, de Passo Fundo e mais nove cidades, que expuseram seus produtos e serviços, dos segmentos do comércio, indústria, serviços e agronegócio.

VOLTAR