BRDE assina contrato com Hotel Tarobá e acordo de cooperação com Associação Comercial de Palotina

BRDE assina contrato com Hotel Tarobá e acordo de cooperação com Associação Comercial de Palotina

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou nesta sexta-feira (9), em Foz do Iguaçu, acordo de cooperação técnica com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina (ACIPA) e protocolo de intenções com o Hotel Tarobá, para financiamento de obras de ampliação e reforma do estabelecimento. Foi durante o Congresso Empresarial Paranaense e da 28ª Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), eventos promovidos com apoio do BRDE.
“É uma grande satisfação para o BRDE reforçar parcerias e contribuir para o desenvolvimento do Oeste paranaense, região de muitas riquezas, que hoje representa em torno de 26% das operações do Banco no Paraná”, afirmou o presidente do BRDE, Orlando Pessuti. As assinaturas aconteceram no estande do BRDE, com a presença do presidente da ACIPA, Laudio Luiz Soder, de Emília da Costa Mendes, sócia-proprietária do Hotel Tarobá, do presidente da FACIAP, Marco Tadeu Barbosa, e diretores da entidade.
O contrato com o Hotel Tarobá, de Foz do Iguaçu, tem o valor de R$ 2,8 milhões, com recursos do BNDES e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Prevê expansão do estabelecimento, com reforma de um edifício com 73 apartamentos e construção de estacionamento para 70 vagas. Com o investimento, o hotel passará a oferecer 249 apartamentos. O investimento total no projeto chega a R$ 3,5 milhões.
O acordo do BRDE com a ACIPA facilitará o contato do Banco com as empresas associadas à entidade e celebra o crédito como um instrumento indispensável para atingir metas de produtividade e qualidade compatíveis com uma maior competitividade no mercado, além de visar novas tecnologias e estratégias que ajudem no crescimento das empresas. Com 30 anos de atuação em Palotina, a ACIPA promove a capacitação de seus associados e consultorias especializadas, além de apoiar ações públicas e privadas que promovam o setor empresarial.
“Esse acordo é de suma importância para a ACIPA, porque vai beneficiar nossos associados e todo o segmento associativista, porque estamos falando de oportunidade de crédito, de termos um espaço do BRDE dentro da associação”, disse o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina, Laudio Sober. “Dentro do contexto regional, chamamos isso de fomento ao desenvolvimento”, acrescentou.
Palotina, no Oeste do Paraná, é uma das regiões que mais crescem no Brasil. As cooperativas são grandes mobilizadores da economia da região. O Oeste responde por 26% da produção agrícola do Estado e é responsável por mais de 70% da produção suína. Além de ser referência no agronegócio, a região é destaque no turismo, tendo como principal atração as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.
Eventos FACIAP – O BRDE participa do Congresso Empresarial Paranaense e da Convenção Anual da FACIAP com estande próprio para atendimento de parceiros e futuros clientes. Os eventos têm o objetivo de trazer ao cenário paranaense discussões de alto nível e importância para o mundo corporativo, através da transferência de conhecimento de renomados palestrantes para um público qualificado. Estão programadas palestras, oficinas e painéis para um público de 3 mil pessoas.
Entre os palestrantes está o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, colunista da Globo News e âncora da Rádio CBN, que irá traçar um cenário para as empresas no período pós-eleições. Outras presenças confirmadas são a de Antônio Maciel, eleito oito vezes o Executivo do Ano pelo jornal Valor Econômico e que já esteve à frente de várias multinacionais, e de Robinson Chiba, criador da rede de restaurantes China In Box.
Os eventos seguem até este sábado (10), no Hotel Mabu de Foz do Iguaçu. A FACIAP, organizadora dos eventos, é parceira de longa a ta do BRDE e representa hoje 295 associações comerciais e mais de 50 mil empresas, estando presente em 75% das cidades do do Paraná. Como entidade representativa das empresas, a FACIAP atua como porta-voz dos interesses das organizações junto aos governos federal, estadual e municipal.

VOLTAR