BID e BRDE cooperam para promover mecanismo inovador de financiamento à eficiência energética

BID e BRDE cooperam para promover mecanismo inovador de financiamento à eficiência energética

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE foi escolhido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID para ser o agente financeiro responsável pelo Programa Regional de Seguro de Eficiência Energética (E.E.) na Região Sul do Brasil. Nesta quarta-feira (8/6), em Porto Alegre, as duas instituições firmaram termo de cooperação técnica que garantirá o apoio do BID ao BRDE na estruturação de uma estratégia de financiamento para fomentar investimentos privados em medidas de E.E.
O BID aportará US$ 350 mil de fundos do Governo da Dinamarca, que serão utilizados para financiar a contratação de serviços de consultoria e para custear parcialmente os investimentos privados em projetos-piloto relacionados à eficiência energética.
Instrumentos financeiros e estratégias para desenvolvimento de projetos de E.E. são raros em países da América Latina. Há carência de ações integradas, que combinem os instrumentos financeiros e não-financeiros necessários para enfrentar os diferentes obstáculos dos projetos.
Modelo bem-sucedido
O BID tem apoiado os bancos de desenvolvimento da América Latina na promoção de investimentos privados orientados para o aumento da produtividade e a sustentabilidade ambiental. No Brasil, as instituições que participam do Programa são o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo – BANDES e a Agência de Fomento de Goiás – GoiasFomento.
“Nos últimos anos, o BID intensificou seu trabalho buscando integrar as soluções ambientais relacionadas às mudanças climáticas como parte de seus negócios. Vemos, na atual iniciativa, uma excelente oportunidade para implementar estruturações financeiras inovadoras, que permitam realizar uma distribuição dos riscos mais efetiva entre os atores do mercado, aumentando a confiabilidade de soluções tecnológicas mais eficientes e que sejam ambiental e climaticamente amigáveis”, afirmou Luciano Schweizer, especialista Líder de Mercados Financeiros do BID.
Segundo o vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, o Banco pretende corresponder à escolha do BID. “Seremos um parceiro estratégico no estímulo ao financiamento de projetos de eficiência energética na Região Sul, trazendo soluções para as empresas, qualificando suas instalações e colaborando para que se tornem mais competitivas”, reiterou.

VOLTAR