Espaço Cultural Palacete dos Leões

Espaço Cultural Palacete dos Leões



Mantido e coordenado pelo BRDE, o Espaço Cultural Palacete dos Leões iniciou suas atividades em junho de 2005,  como mais uma alternativa de promoção cultural no Estado do Paraná. Desde então, a construção histórica de Curitiba recebeu mostras das mais variadas técnicas e linguagens, criando sua própria tradição e sendo incorporada à agenda cultural de Curitiba.

Considerado como um espaço nobre, o casarão da Rua João Gualberto, no Bairro Alto da Glória, por si só, é uma obra de arte. Concluída em 1902 para ser residência da família de Ermelino de Leão Júnior, a construção testemunhou o ciclo da erva mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense, e é hoje tombada pelo patrimônio histórico.

O espaço também foi cenário de importantes encontros sociais. Em 1906, por exemplo, hospedou o presidente da República, Affonso Penna, em sua visita à província do Paraná.

Uma comissão formada por funcionários do BRDE e um artista convidado seleciona os projetos. Além das exposições de artes visuais, o Palacete dos Leões também promove eventos como apresentações de grupos musicais e lançamentos de livros.